UBI recebe alunos de todo o País
"Somos uma universidade
de âmbito nacional e não regional"

Os departamentos de Aeronáutica, Papel, Física, Química e o Centro Multimedia (CREA) foram os mais visitados pelas escolas que participaram nos dias abertos da Universidade da Beira Interior. Ao todo, foram mais de três mil os alunos que, vindos de todo o País, vieram conhecer a UBI de 13 a 15 de Março.

 Por Marisa Miranda

Foram muitas as crianças
que vieram ver como funciona
a escola dos "mais crescidos"

A quarta edição dos Dias da UBI trouxe à universidade mais de três mil alunos vindos de 18 concelhos do País. Para o vice-reitor Mário Raposo "o balanço é bastante positivo, porque conseguimos atrair à universidade um grande número de alunos dos ensinos básico e secundário".
Este ano, a universidade conseguiu atrair escolas fora da área geográfica da Beira Interior, tais como a de Loures e Santa Comba Dão. "Isto revela que a universidade está cada vez mais a espalhar a sua imagem por esse País fora pois, obviamente, nós somos uma universidade nacional e não regional", afirma Mário Raposo.
Apesar de o público-alvo desta acção ser essencialmente o ensino secundário, registou-se um significativo número visitantes oriundos do segundo e terceiro ciclos. "Os Dias da UBI têm dois objectivos: atrair os alunos do secundário e criar um gosto pela ciência nas crianças que estão agora a entrar no sistema de ensino", justifica o vice-reitor da UBI.
A mascote "Estrelinha", que foi desenvolvida para criar uma ligação com as classes mais jovens, foi bem acolhida por todos. Os jovens íam satisfeitos com o pin ou o porta-chaves que a UBI ofereceu durante os três dias abertos.
A colaboração com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e os seus núcleos de estudantes foi, na opinião de Mário Raposo, uma peça fundamental no sucesso desta iniciativa.
Os Dias da UBI são a principal aposta desta instituição no que diz respeito à política de marketing da universidade. Paralelamente a esta iniciativa interna decorrem visitas às escolas secundárias com o objectivo de divulgar o nome e a imagem da universidade.

  

Sónia Brito, 7ºano
Para Sónia Brito, de 12 anos, esta visita juntou o útil ao agradável. "Fizemos folga às aulas e ficamos a conhecer melhor a UBI", explica Sónia. Esta aluna não tem dúvidas sobre o seu futuro: quer ser ginecologista e vir para a UBI caso o curso abra nesta instituição. "Fica mais perto do Fundão e é uma universidade que pode dar boas saídas profissionais", justifica a estudante da Escola EB 2-3 João Franco no Fundão.

Celina Oliveira, 11º ano
As preferências de Celina Oliveira também recaem sobre a UBI. "Venho para a UBI por causa da localização e porque conheço pessoas que já andaram cá e me disseram que isto era engraçado", explica a aluna da Escola Secundária de Amato Lusitano, em Castelo Branco.

Catarina Rodrigues, 11ºano
Já Catarina Rodrigues, de 17 anos, acredita que a UBI "é uma universidade como outra qualquer". A aluna da Escola Secundária de Amato Lusitano gostou dos Dias da UBI. "Está a ser óptimo, porque podemos ver o que esta universidade nos pode dar no futuro", revela.

Lurdes Mesquita, professora de Matemática
Lurdes Mesquita considera que esta acção é muito importante para os alunos. "Por um lado eles desenvolvem a sua sociabilidade, podem ver uma possível utilidade para os conhecimentos teóricos que estão a adquirir e apercebem-se de uma perspectiva de futuro", afirma a professora da Escola EB 2/3 João Franco do Fundão.

Sandra Abrantes, professora de Fisico-Química
Para Sandra Abrantes, ex-aluna da UBI, o balanço desta iniciativa é positivo. "A Universidade dá a conhecer as suas potencialidades à comunidade e aos próprios alunos", justifica.


 

Clique aqui para regressar à primeira página