DN publica estudo sobre universidades
Radiografia vai eleger a melhor

A UBI, bem como todas as universidades públicas do País, está a ser avaliada pelo jornal Diário de Notícias. O objectivo é eleger a melhor.

O jornal Diário de Notícias iniciou no sábado, dia 17 de Março, a publicação de uma investigação que avalia as diversas instituições universitárias públicas do País. O estudo resultará na quantificação de níveis de qualidade das universidades portuguesas, do qual faz parte a Universidade da Beira Interior. O resultado final será conhecido no dia 26, segunda-feira.
Para este trabalho foi reunido um júri composto por docentes universitários, liderado por Pedro Lourtie, ex-director do Ensino Superior do Ministério da Educação.
A partir de nove indicadores, a radiografia será feita à volta de três perspectivas: uma caracterização geral de cada universidade, a avaliação da qualidade de vida escolar e a identificação das condições para o ensino. Elementos como a dinâmica das universidades, o seu crescimento, o investimento nas pós-graduações, o reforço da qualificação do corpo docente, a investigação, o espólio bibliográfico, as instalações, o alojamento, a alimentação e os cuidados de saúde disponíveis vão ser expostos e comparativamente quantificados.
O período no qual se baseia este estudo refere-se aos anos lectivos de 1994/95 e 1999/2000.
Segundo o estudo, neste período, a UBI foi a universidade que menos cresceu em número de alunos, apesar de ser uma instituição nova. No entanto, um factor destacado na publicação indica que a UBI tem a média de idades mais jovem a nível nacional.
O Urbi et Orbi vai continuar a acompanhar esta publicação e apresentará os resultados finais na próxima edição.

Clique aqui para regressar à primeira página