Bodas de Diamante
Aos 75 anos Orfeão está vivo

 NC/Urbi et Orbi

O Orfeão da Covilhã apresentou na última terça-feira, 20, o plano de actividades a desenvolver em 2001. Um projecto que entre actuações do Coro, palestras e outras iniciativas culturais se prolonga até Janeiro de 2002 com actividades quase todas as semanas. "Pela arte e pela nossa terra" é o lema de um programa que, nas palavras da directora, Dulce Gomes, "privilegia a qualidade que a instituição e a cidade merecem e prova que o Orfeão está bem vivo". A cidade e a região são, aliás, o palco privilegiado das actuações do Coro. Isto porque, defende a responsável, "so9mos bastante reconhecidos lá fora, mas no cocelho, ainda há muita gente que nunca ouviu falar de nós". Para tal estão previstas actuações em todas as freguesias da cidade e em oito do concelho.
Segundo Afonso Mesquita, da Comissão Executiva das Comemorações, "o plano de actividades priviligia também as palestras porque o Orfeão não é apenas música, mas sim cultura". Assim, estão agendadas conferências com "palestrantes de luxo" como, Arnaldo Saraiva, Alçada Baptista e António Vitorino de Almeida. Programado está também um colóquio subordinado ao tema "Jornalismo Actual", a 24 de Maio, com José Geraldes, director do Notícias da Covilhã.
A Comissão Executiva considera o projecto "ambiocioso", mas alerta para o facto de um ou outro estarem "condicionados à afectação de recursos". O programa ronda os 13 mil contos, mas o Orfeão ainda só tem assegurados quatro mil por parte do Ministério da Cultura. Para financiar o restante, a direcção está a contar com o apoio da autarquia covilhanense, bem como de instituições e empresas da região.

Clique aqui para regressar à primeira página