Túbia controla a bola sob pressão de um adversário viseense

Ficha do Jogo

Estádio Municipal José dos Santos Pinto
(18-3-2001)

Árbitro
:
Rui Costa (Porto)
Auxiliares: Eduardo David e José Rodrigues

Covilhã - 2
JCelso; Rui Morais, Saúl, Piguita e João Miguel; Trindade, Adilson e Piteira (Filipe Avelar, 75 m); Hélder Gomes (Alberir, 90 m), Túbia (Milton, 87 m) e Marco Cadete
Treinador:
Joaquim Peres

Ac Viseu - 0
Augusto; Rogério, Zé Duarte, Fernando e Bispo; Lage, Santos, Bruno e Lemos; Rui Santos (Pedros, 80 m) e Adilson (Listra, 25m) (Rui Miguel, 81 m).
Treinador: Luís Andrade

Ao Intervalo: 2-0

Marcadores: Piteira (2 m) e Hélder Gomes (23 m)

Disciplina: cartão amarelo a Rogério (20 m e 86 m) e João Miguel (63 m). Cartão vermelho a Rogério (86 m)


II Divisão B - 26ª Jornada - Corrida a três
Celso segura vitória do Covilhã


Depois da derrota de quarta-feira, 14, frente ao Torreense, o Covilhã regressa aos bons resultados. A vitória (2-0) sobre o Académico de Viseu peca apenas por escassez. Alcains afasta-se da despromoção.

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


Depois do desaire de quarta-feira, 14, em Torres Vedras, o Covilhã redimiu-se no Santos Pinto. Numa tarde de sol, a exibição dos "Leões da Serra" aqueceu ainda mais os adeptos que não deram por mal empregue o seu tempo. Os pupilos de Henrique Nunes entraram no jogo a "matar". Logo a abrir os trabalhos, aos dois minutos, Piteira faz o primeiro para os da casa. Contudo, o mérito tem que ser repartido com Marco Cadete. Num excelente trabalho no flanco direito, o avançado tira dois adversários do caminho e centra rasteiro para o coração da área. Piteira só teve que encostar o pé e atirar para o canto mais afastado do guarda-redes Augusto. Um jogador que já passou pelo Sporting da Covilhã mas que nunca se conseguiu afirmar no onze serrano.
O Viseu reage de imediato ao golo. Quatro minutos volvidos e Santos, melhor "académico" em campo, atira, de fora da área, para uma defesa apertada de Celso. O duelo entre o extremo direito viseense e o guardião da casa havia de se prolongar durante toda a partida. O serrano, no entanto, levaria sempre a melhor. Aos 23 minutos surge o segundo do Covilhã. Livre do lado esquerdo do ataque sportinguista, a cerca de três metros da esquina da grande-área. Hélder Gomes cobra directamente ao segundo poste e, Augusto, mal posicionado, permite o dilatar do marcador.
Os viseenses não baixam os braços e, com muito tempo ainda para jogar, tentam equilibrar a partida. Aos 36 minutos, Santos, isolado, atira à barra da baliza de Celso e leva o pânico à defesa do Covilhã. Os homens de Luís Andrade tomam conta do jogo a meio-campo e o controlo da partida em termos de posse de bola. Contudo o intervalo chega sem que consigam levar perigo ao último reduto covilhanense.

Alcains vence na Lourinhã

A segunda parte começa quase como a primeira. Ainda não haviam decorrido dois minutos e já Piteira levava perigo às redes adversárias. O médio, no entanto, cabeceia ao lado, numa das mais bem elaboradas jogadas do desafio. Os forasteiros respondem e, numa jogada de contra-ataque, confundem a defensiva local e obrigam Celso a mais uma excelente defesa. Começava, então, uma odisseia de esbanjamento por parte dos covilhanenses e a magnífica exibição do guardião serrano. Aos 67 minutos, depois de uma boa combinação entre Marco Cadete e Adilson pelo flanco direito, a bola sobra para Piteira que, com a baliza completamente à sua mercê, volta a atirar por cima. Na jogada seguinte é Rui Santos que, depois de ultrapassar Celso, não consegue o desvio para a baliza. Os viseenses ainda tiveram mais duas soberanas ocasiões para diminuir a vantagem covilhanense mas Celso, em tarde inspirada, conseguiu manter a inviolabilidade das suas redes.
Uma vitória justa que peca apenas por escassa. Os três pontos conquistados mantêm o Covilhã próximo (4 pontos) da Oliveirense que, no Pombal, garantiu a vitória (0-1) mesmo em cima do fim do jogo. A arbitragem de Rui Costa e seus auxiliares deixou a desejar. Ainda que tenha mantido ao longo da partida um critério uniforme para ambas as equipas, ficou por assinalar uma grande penalidade favorável aos forasteiros.
Com esta vitória, os covilhanenses mantêm a segunda posição na tabela, quatro pontos atrás da Oliveirense e com dois de vantagem sobre a Sanjoanense. A recta final do campeonato, com dez jornadas para jogar, promete emoção, com três equipas destacadas na corrida ao título e à promoção ao segundo escalão do futebol nacional.
Entretanto, na Lourinhã, o Alcains voltou a conquistar três pontos. Venceu o Sporting local por 2-3, com um golo de Bruno Matos e dois de Hideraldo, e sobe à 11ª posição, a oito pontos da linha de despromoção.

 

Clique aqui para regressar à primeira página