Complexo Desportivo da Covilhã
Lello no lançamento a 18 de Abril

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

O lançamento da primeira pedra do Complexo Desportivo da Covilhã já tem data marcada. 18 de Abril, quarta-feira, é o dia escolhido para a cerimónia que vai contar com a presença de José Lello, ministro do Desporto. Às 11 horas e trinta o ministro será recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde será feita a apresentação do projecto e maqueta do Complexo Desportivo.
A sessão marca também a abertura do concurso público para a construção do novo Estádio Municipal.
Depois de um período de três anos de preparação, desde a entrega do projecto em 1998, até à aprovação pelo Tribunal de Contas, a obra vai, finalmente, poder ser lançada. A primeira fase engloba duas partes do Complexo: as infraestruturas gerais (arruamentos, electricidade, saneamento e gás), adjudicadas à Construtora do LENA por 530 mil contos, e as pistas de atletismo, orçadas em 520 mil contos, da responsabilidade da CERTAR. No mesmo dia, é lançado o concurso público internacional para a construção do Estádio, cuja base de licitação é de um milhão e 100 mil contos. Verbas que, segundo o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, "não têm qualquer compartiocipação governamental". Entretanto, e num prazo que o edil estima de dois meses, a autarquia vai receber o projecto da Nave Desportiva do Complexo. Uma estrutura para eventos desportivos e culturais com uma capacidade para três mil e 500 pessoas, já a pensar no Mundial de Andebol de 2003. Para mais tarde ficam as piscinas ao ar livre, cujo projecto de arquitectura foi aprovado na sessão de Câmara de sexta-feira, 16. O equipamento não é classificado como desportivo pelo Instituto Nacional do Desporto e, portanto, não se pode candidatar a verbas da instituição, pelo que a autarquia vai ter que procurar alternativas de financiamento. Quando concluído, o Complexo Desportivo vai ser, acredita Carlos Pinto, "o melhor de todo o Interior do País e o pulmão que vai mudar a face do desporto e do lazer no concelho".
Antes do almoço, José Lello fará uma visita às obras de construção do Pavilhão Desportivo da Mata e, já durante a tarde, a visita segue para o Campo de Futebol da Associação Desportiva da Estação.

Clique aqui para regressar à primeira página