Sem esquecer Ernesto Pinto Lobo
Albicastrenses comemoram 230 anos de cidade

A cidade de Castelo Branco apagou a sua 230ª vela. A análise ao passado e o traçar de estratégias para o futuro constituíram os ingredientes da cerimónia comemorativa.

 Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi

A Família de Ernesto Pinto Lobo recebeu, a título póstumo, a medalha de ouro de mérito cultural

A cidade de Castelo Branco comemorou no dia 20, terça-feira, o seu 230º aniversário. A data foi assinalada no Salão Nobre da Câmara Municipal numa sessão solene com todos os partidos políticos integrantes da Assembleia Municipal.
Para além do festejo, a cerimónia serviu, também, para reflectir sobre a obra realizada ao longo destes anos e para encontrar estratégias para o futuro. Joaquim Morão, edil albicastrense, revelou os projectos que estão na mira para este ano. O Centro de Transportes é o desejo mais premente. Apesar de não estar incluído no programa Polis, o autarca refere: "teremos de encontrar os meios financeiros mais adequados". O mesmo garantiu que, até final deste ano, "estão concluídos os estudos dos grandes problemas que a cidade quer ver resolvidos nos próximos 20 anos". Nas grandes prioridades de Morão estão as acções de intervenção do Polis, as variantes, o parque da cidade e toda a requalificação urbana e ambiental, "dada a elevada preocupação que existe com o crescimento urbanístico". Da referida revitalização fazem parte a execução da rede fundamental das infra-estruturas de água e do saneamento, as acessibilidades, a construção das circulares Norte e Sul e o nó de acesso ao Hospital sobre o IP2. Segundo o presidente da Câmara, "todas as variantes e acessos à cidade ficarão concluídas durante o próximo mandato, para o qual já temos assegurado o financiamento".
Um dos pontos altos da cerimónia foi, ainda, a homenagem póstuma a Ernesto Pinto Lobo, com a atribuição de uma medalha de ouro de Mérito Cultural. O prémio foi recebido pela família que ouviu silenciosamente as palavras de elogio proferidas por Morão. "Um homem proponderante pelo seu trabalho, cultura e dedicação. Esteve sempre empenhado na construção da cidade de Castelo Branco. Devemos, por isso, honrar o seu nome, recordando-o hoje e sempre".

Clique aqui para regressar à primeira página