Anúncio na reunião de Câmara
Fundão ganha Mercado Abastecedor

A portaria do Governo é de 2 de Março e define o apoio a infra-estruturas de interesse público. A autarquia tem meio ano para apresentar candidatura

 NC/Urbi et Orbi

O Parque Industrial é uma hipótese para albergar o Mercado Abastecedor

O Fundão acaba de ser contemplado, juntamente com Braga, Chaves e Faro, pela rede de Mercados Abastecedores (MA) susceptíveis de serem apoiados pelo Terceiro Quadro Comunitário de Apoio (III QCA). A portaria é de 2 de Março e estabelece o enquadramento legal em que se vai processar o apoio aos "mercados de interesse público e de interesse relevante". A autarquia tem agora 180 dias para apresentar a candidatura.
O assunto foi um dos temas debatidos na reunião pública do executivo, na quarta-feira, 14. José Pina, vereador socialista, foi quem explicou a referida portaria: "O Governo aprovou um projecto-lei com o contexto legal de apoio directo ou indirecto que visa desenvolver diversos sectores da economia. É nesse quadro que aparecem estes quatro MA". A notícia deixou Pina satisfeito e leva-o a salientar o trabalho da edilidade que desde 1998 desenvolveu permanentes contactos com a entidade que tutela os Mercados Abastecedores (SIMAB). O resultado foi a publicação da portaria que "mais uma vez coloca o concelho no mapa, com a possibilidade de instalar esta infra-estrutura".
José Maria Fortunato, presidente da Câmara, interviu para clarificar que, daqui para a frente, é necessário "subscrever um protocolo que preveja a criação de uma empresa mista com o SIMAB, em que todos os custos do MA, incluindo a aquisição do terreno são comparticipados, na totalidade, pelo III QCA". No que diz respeito à localização do novo mercado, José Soares, vereador do PS, coloca a hipótese do Parque Industrial. "Há alguns terrenos daquela zona que não têm características para a instalação de empresas. Estou convicto que podem dar para localizar o Mercado Abastecedor", remata.

Clique aqui para regressar à primeira página