Software disponível para alunos da UBI
Programa reduz riscos de orçamentação da construção civil

Os alunos de Engenharia Civil da UBI já têm à disposição um programa informático de orçamentação concebido para reduzir as dificuldades de cálculo inerentes a uma obra. O software foi objecto de análise em mais uma conferência do ciclo Engenharia Civil 2001.

 Por Ana Maria Fonseca

Alunos de Engenharia Civil aprendem cálculo de custos com a ajuda de software sofisticado

Lídio Curral, técnico da Construction Computer Software (CCS), deslocou-se à Covilhã para explicar aos alunos do quinto ano do curso de Engenharia Civil o conteúdo e o funcionamento do programa de orçamentação. Este software já é utilizado na disciplina de Organização de Obras e Estaleiros e deverá em breve ser também aplicado na área de planeamento.
"Hoje em dia é preciso ter muita informação e uma capacidade de análise tremenda. Existem orçamentos a sair todos os dias, com valores bastante significativos da ordem dos milhares ou mesmo milhões de contos", sublinha Lídio Curral. "Este sistema, além de permitir fazer orçamentos de forma muito rápida, de uma maneira bastante segura, tem também um sistema de análise muito apurado que permite aliviar o problema dos erros de cálculo", conclui o engenheiro da CCS.
Concebido para realizar orçamentos, este software ultrapassa essa função. "Depois da obra adquirida, é possível fazer controle de custos com base nos dados armazenados. Existe assim uma cadeia de informação que começa no estudo do concurso e só termina quando a obra está concluída", explica o engenheiro. O programa é utilizado principalmente em grandes empresas de construção, mas começa a alargar o leque a pequenas e médias empresas. O objectivo é "abranger quase todos os sectores da parte de organização, gestão e ordem técnica das empresas de construção", defende Lídio Curral, acrescentando que "toda a parte de planeamento, controle de custos e orçamentação estão contemplados".
Embora existam no mercado vários programas de orçamentação e de planeamento, este "é o único que nós temos conhecimento em todo o mundo que consegue integrar os dois programas profissionais essenciais, planeamento e orçamentação".
Um grupo multidisciplinar de técnicos, constituído por engenheiros civis, arquitectos e orçamentistas foi o responsável pelo projecto. Este grupo ainda hoje se mantém coeso e atento às novas necessidades do mercado. Por esta mesma razão, desde 1978, ano em que foi criado na África do Sul, o software tem sofrido diversas alterações de forma a adaptar-se às novas realidades. Em 1991, o departamento responsável pelo desenvolvimento deste projecto, pertencente à maior empresa de construção sul africana, tornou-se um organismo autónomo.
Lídio Curral mostrou-se disponível para qualquer esclarecimento relativo programa apresentado e promete voltar, numa próxima oportunidade, para explicar ao pormenor, outros aspectos deste software.
Na sequência das conferências de Engenharia Civil 2001, realizar-se-à amanhã, dia 28, uma visita de estudo à Universidade de Coimbra.

Clique aqui para regressar à primeira página