Crianças comemoram Dia Mundial do Teatro
"Uma história escaganifobética"

Cerca de 20 actores de palmo e meio deram corpo e alma ao "Abominável Homem das Neves", de António Torrado. O auditório da Biblioteca Municipal foi o palco desta história de encantar que, na passada terça feira, seduziu mais de 100 miúdos e graúdos.

 Por Patrícia Caetano

Cerca de 20 pequenos actores proporcionaram momentos de magia nas comemorações do
Dia Mundial do Teatro

Era uma vez uma história como tantas outras que começam num bar de uma cidade qualquer. De repente, um chapeleiro "que perde a cabeça por chapéus", e dois empregados do bar, a Irene e o Decas, embarcam numa viagem surreal de baloiço, rumo à Serra da Estrela.
A aventura decorre em épocas históricas divergentes, dando azo a investidas de uma legião romana e de lusitanos que "atrapalham" o decorrer da excursão. A mística da Serra da Estrela também é elogiada, através do uivar dos lobos ou lobisomens que assombram os aventureiros.
Contudo, depois de tantas tropelias e trapalhadas, descobre-se que a "história escaganifobética", como afirma o chapeleiro, não passa de um passe de mágica concebido por Alsinosinosino. Entre cocos e cartolas, tudo o que sirva para tapar cabelos e carecas, basta "estar de olhos bem abertos e contar até 10" para que a magia recomece.
E o público aplaudiu. O colorido da peça seduziu os presentes, quer pelos cenários, quer pela caracterização dos pequenos actores. Talvez porque, como afirma o mágico Alsinosinosino, "o teatro está entre a vida e a vida fingida".

"O faz de conta é importante"

A arte é, na generalidade, uma actividade importante para o desenvolvimento das crianças. Com apenas nove anos, decorar textos não é tarefa fácil, exige muito esforço e dedicação. Segundo a professora e animadora da biblioteca da Escola Básica Nº 1, Isabel Simões da Cunha, "o teatro é importante, porque ajuda-as a desinibir-se, a desenvolver a dicção e a saber contactar com o público".
De facto, a iniciativa desta escola foi bastante elogiada, uma vez que se despertaram os sentidos para o teatro e para a música, através do coro presente, também ele composto por crianças do 4º ano.
A vereadora da cultura, Maria do Rosário Rocha, elogiou o evento pela importância que o teatro tem na vida das pessoas: "o faz de conta é importante, para que os adultos encarem as vicissitudes da vida".

Clique aqui para regressar à primeira página