Jornadas de Informática
Concurso de Programação Lógica na UBI

Os núcleos de estudantes de Informática (NINF) e Informática Ensino (UBINEI) promovem, até ao final da semana, as X Jornadas de Informática da Universidade da Beira Interior.

 Por Claúdia Cardoso

Um júri nacional vai avaliar os projectos apresentados pelos alunos no CENPL

Pelo décimo ano consecutivo, realizam-se, na primeira semana de Abril, as Jornadas de Informática. Sem um tema base, as jornadas deste ano englobam um ciclo de conferências em que serão abordadas várias áreas do ramo da informática, desde a robótica à programação.
Ontem, segunda feira, Abel Gomes, da Universidade da Beira Interior, abordou os temas Geometria, Computação e Tecnologia.
Hoje realizam-se três conferências. A primeira estará a cargo da Novabase e abordará o tema Empresa de Estágios. À tarde, Rui Araújo e Urbano Nunes, do Instituto Superior de Robótica de Coimbra, abordarão o tema da Robótica.
Amanhã, quarta feira, o dia será marcado pelas apresentações de Pacheco de Carvalho, docente da UBI que falará sobre "A rede da UBI", e de Luís Alexandre, também da UBI, que abordará o tema Processamento de Imagem e Visão Computacional.
Durante o dia 5 terá lugar o Concurso/ Encontro Nacional de Programação Lógica (CENPL) gerido pelo docente Gael Dias. Com periodicidade anual, o concurso, que no passado ano decorreu em Braga, realiza-se este ano na UBI com a participação de alunos de vários pontos do País. Os candidatos apresentarão os seus projectos perante um júri nacional, que avaliará os trabalhos.
No último dia de jornadas poder-se-á assistir a várias conferências do CENPL. Os temas serão Prolog e Processamento da Linguagem Natural, Prolog e Programação por Objectos e Prolog e Interfaces na Internet.
Durante as jornadas decorrerá uma feira informática, no átrio de entrada da fase 6 do Pólo I, onde empresas do ramo vão expor os seus produtos. Já está confirmada a presença da Tropical Software, empresa de material informático e da Fotosport, empresa fotográfica.

Clique aqui para regressar à primeira página