III Encontro Nacional de Estudantes
A dualidade do Tempo explicada por Físicos

 Por Mariana Morais

Nos dias 30, 31 de Março e 1 de Abril, o Núcleo de Estudantes de Física Ensino (NEFIS) da UBI realizou o III Encontro Nacional de Estudantes de Física(ENEF). Uma centena de alunos das Universidades do Minho, Coimbra, do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram da Covilhã um local de trabalho e de convívio.

O Tempo foi o tema principal do III Encontro do ENEF que teve como objectivo contribuir para a divulgação científica na área da Física. Do programa fez parte a apresentação de quatro trabalhos realizados por estudantes. Um júri constituído por dois professores da UBI e um de Coimbra apreciou os trabalhos apresentados. Os trabalhos de Diogo Freitas, da Universidade de Coimbra e de Nelson de Sousa, do Instituto Superior Técnico foram premiados com uma viagem à Irlanda para participação no International Conference of Phisics Students.

Donde vem o Tempo?

A palestra "Tempus Fugit" baseou-se no livro "Um horizonte humano sobre teorias actuais do universo", em preparação por Paulo Moniz, professor do Departamento de Física da UBI. O que é o Tempo? Porque é que há Tempo? Donde vem o Tempo? A dualidade do Tempo existe porque o Espaço e Tempo estão interligados. Comprime-se o espaço, expande-se o Tempo. "Estas são questões que Albert Einstein deixou em aberto ao iniciar uma revolução na compreensão humana com a descoberta da Teoria da Relatividade", salientou Paulo Moniz.
"Atlas - uma experiência para o novo milénio" foi o tema da palestra apresentada por João Carvalho, professor de Física da Universidade de Coimbra. "90 por cento do Universo não irradia força electromagnética. Os telescópios não conseguem captá-la mas ela interfere no movimento das galáxias" afirmou João Carvalho. Este docente falou da participação de universidades portuguesas na construção, de um detector de partículas electromagnéticas em que trabalham 1850 físicos de 150 universidades de 34 países.

Físicos fazem teatro

A apresentação da peça "A Borracha" pelo grupo Teatr'UBI, a actuação da Tuna "As Moçoilas" e um espectáculo de jazz foram os pontos altos de sexta feira.
Na noite de sábado, os participantes do encontro assistiram à peça da Fi-Troupe "Nascimento, vida e morte de uma partícula com a criação da luz". Na opinião de Nuno Ferreira, aluno do 3º ano de Física Educacional da Universidade de Coimbra "a peça é um espectáculo divertido onde a brincar se explicam fenómenos muito complicados". Na opinião de Diogo de Freitas, aluno de mestrado da Universidade de Coimbra "o Encontro correu bem e o público que veio de Coimbra também ficou satisfeito".
Satisfeita estava também a equipa do NEFIS que organizou este Encontro, para quem "todo o trabalho valeu a pena".

Clique aqui para regressar à primeira página