Ubi atribui distinção
Honoris Causa a Sebastião Alves

UBI vai distinguir no próximo 30 de Abril o Comendador Sebastião Alves com a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa. Natural de uma pequena aldeia de Proença-a-Nova, começa por guardar gado em menino e só ingressa na escola primária aos nove anos. A partir daí faz-se ele próprio como homem de mérito e constrói um vasto "império" industrial em Portugal e em mais 100 países.

 Por Raquel Fragata

Manuel Santos Silva, reitor da UBI, propôs atribuição de doutoramento Honoris Causa a Sebastião Alves

O Comendador Sebastião da Silva Alves vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela UBI. A cerimónia integra-se nas comemorações do aniversários da UBI, e terá lugar no dia 30, no anfiteatro das Sessões Solenes.
A decisão foi tomada pelo Senado da UBI reunido na quinta feira, 5 de Abril. O nome por detrás do laboratório farmacêutico ATRAL, Lda., das editoras Arcádia e Verbo ou da Celulose do Tejo, foi já distinguido com as Comendas da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, conferida pela Santa Sé, e Comenda do Mérito Industrial e da Ordem do Mérito Civil. Com notável empreendorismo estendeu a sua actividade profissional a diversas áreas e em cerca de 120 países.
Nasceu em 1920 em Proença-a-Nova, numa família modesta, ingressa no curso de Medicina em 1944, que não conclui. Sempre ligado à investigação e sobretudo na indústria farmacêutica, incentivou a investigação tornando-se também uma figura importante na promoção das Faculdades de Farmácia de Coimbra e Lisboa.
Para Manuel Santos Silva, reitor da UBI, trata-se de homenagear um homem da região,"sendo da mais elementar justiça que a Universidade portuguesa preste reconhecimento a este grande homem pelo extraordinário contributo prestado ao País em geral e à Saúde em particular".

Dia da UBI sem inaugurações

Estava prevista também para a comemoração de mais um aniversário desta instituição, a inauguração de duas importantes estruturas: a Biblioteca Central e o Cybercentro adiadas pelo mau tempo que provocou atrasos significativos nos trabalhos.
Mas mesmo sem este programa, Santos Silva espera ter presentes na cerimónia dos 15 anos de existência da UBI membros do Governo, a quem já foram endereçados convites.

Clique aqui para regressar à primeira página