Troço Alcaria - Teixoso
Ministério do Ambiente vai aprovar projecto

 Por Rodolfo Pinto Silva
NC/Urbi et Orbi

Maio é o mês avançado por José Sócrates, ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, para tornar público o estudo de impacto ambiental em relativo ao troço Alcaria - Teixoso, da Auto-Estrada da Beira Interior (ABI). Esta parcela da via, que tem conclusão prevista para 2003, já foi chumbada uma vez, mas, ao que parece, da parte do Ministério de Sócrates não vai haver mais problemas. "O troço e os acessos da ABI à Covilhã vão receber a nossa aprovação", refere. "A obra está a correr muito bem, tem duas frentes de obra e os prazos estão a ser cumpridos. Tenho a certeza que a Auto-Estrada entre Guarda e Lisboa vai estar pronta a tempo", conclui.
Quanto à Barragem das Cortes, projecto reclamado por Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, para minimizar o problema do abastecimento de água ao concelho está, segundo José Sócrates, "em negociações". O governante, na sua passagem pela Capinha, na quarta-feira, 4, (ver página 2), reafirmou o desejo de ver a Câmara serrana integrar a Empresa Águas do Zêzere e Côa. A nova barragem é uma aspiração antiga da edilidade e o projecto, juntamente com a Barragem da Atalaia, já existe há algum tempo. Sócrates deu conta do seu empenho para a resolução do problema: "Dei instruções ao Instituto de Águas de Portugal para dialogarem com a Câmara. A Covilhã tem uma série de pontos que gostaria de discutir e sei que as coisas têm avançado". O ministro acredita que, em breve, "vai haver um final positivo para a região e para o concelho".
Carlos Pinto, em declarações anteriores tinha acusado José Sócrates de estar a ceder a chantagens da Empresa Águas do Zêzere e Côa (EAZC), entidade que vai gerir o abastecimento de água a 10 municípios do Alto Zêzere e Côa. Recorde-se que a Câmara da Covilhã é a única desta zona que não integra o conjunto de accionistas da empresa. Sócrates recusa pactuar com chantagens e afirma que "o facto de haver opiniões diferentes não significa que se esteja a ceder a esse tipo de pressões". "O meu único interesse - continua - é a melhoria desta região e da Covilhã". Um facto é que o ministro covilhanense não desiste "de ver o município integrado na EAZC". "O concelho tem as suas particularidades e essa análise está a ser feita", reconhece o titular da pasta do Ambiente.

Clique aqui para regressar à primeira página