Violoncelista covilhanense
Quaresma ganha prémio em Londres

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

O violoncelista covilhanense Filipe Quaresma, ex-aluno da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) actualmente a estudar em Londres, acaba de receber o seu primeiro prémio a nível internacional.
Na quinta-feira, 29 de Março, Quaresma participou na final do "David Martin - Florence Hooton Concert Prize", que decorreu na Royal Academy of Music, instituição britânica onde estuda, e obteve o segundo lugar. O concurso é destinado a solistas e tem programa obrigatório (concerto de Brahms para violino e violoncelo), pelo que o músico serrano actuou acompanhado pela violinista sueca Sara Trodäch. Em declarações ao NC, Filipe Quaresma mostrou-se bastante satisfeito com o resultado e assegura: "É muito importante, principalmente por ser o primeiro prémio fora de Portugal".
Depois deste resultado, a dupla luso-sueca, acompanhada por uma pianista, prepara-se para se apresentar em solo nacional. O primeiro concerto está marcado para o próximo dia 14, sábado, no Porto, o segundo realiza-se a 16, segunda-feira, na Covilhã, e o terceiro no dia seguinte, 17, em Castelo Branco. A organização é da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI). Entretanto, já no dia 9, segunda-feira, Filipe Quaresma está nos estúdios da RDP Antena 2, onde vai gravar a "Sonata em Mi Menor Op.38", de J. Brahms, para piano e violoncelo.

Clique aqui para regressar à primeira página