II B - Duelo de Leões
Covilhã impõem-se no Pombal

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Os serranos venceram no Pombal pela diferença mínima (1-0) e continuam na corrida pela II Liga. Na próxima ronda a Oliveirense visita o Santos Pinto. Uma partida crucial para a conquista do título.

Continua tudo igual na frente da classificação da Zona Centro da II B. Oliveirense, Sanjoanense e Sporting da Covilhã venceram os respectivos encontros e mantêm a distância que os separava à entrada para a 28ª jornada. Os dois primeiros receberam, respectivamente, o Académico de Viseu (2-1) e o Marinhense (3-0), enquanto os serranos se deslocaram ao Pombal (0-1).
Num jogo pouco atractivo a sorte acabou por estar do lado dos covilhanenses. Com uma primeira parte pouco brilhante, em termos de exibição, os covilhanenses conseguiram apenas travar as investidas pombalinas e manter invicta a sua baliza. A equipa da casa atacou mais e melhor, mas nem por isso com eficácia. No entanto, Germano, Nuno Raquete e Pedro Santos foram constantes ameaças à baliza à guarda de Celso. Do lado dos serranos apenas duas ocasiões nos primeiros 45 minutos. Mas o guardião João Pedro interpôs-se da melhor maneira a remates de Piteira e Trindade.
Para o segundo tempo a formação de Henrique Nunes entrou mais determinada. Começou por ganhar o meio-campo e sair com mais perigo para o ataque. Numa fase em que a equipa crescia dentro de campo, Adilson vê o segundo amarelo (53 m) e é expulso. Um revés que poderia ser comprometedor para as aspirações covilhanenses. Os "Leões da Serra", no entanto, não baixam os braços e lançam-se no ataque sem, contudo, criar situações de perigo iminente. Para aproveitar a expulsão do médio covilhanense, o técnico Fernando Reis abdica de um defesa para lançar em campo mais um avançado. Uma substituição que acabaria por se revelar fatal. Aos 73 minutos, Marco Cadete desmarca Túbia pelo centro da defesa, avançado evita os dois centrais e atira fora do alcance de João Pedro.
Após o tento covilhanense, o Pombal parte à procura da igualdade. Contudo, quando o sector defensivo falha o alívio, Celso mostra-se uma verdadeira muralha impenetrável. O guardião acaba mesmo por ser o principal responsável pela manutenção da vitória, e dos três pontos que mantêm o Sp. Covilhã na corrida pela subida.
No próximo domingo, 8, o Municipal Santos Pinto vai ser palco de uma partida crucial para a conquista do título. O Covilhã recebe a Oliveirense, actual líder, num jogo de vitória obrigatória. O grupo de Fernando Reis leva sete pontos de vantagem sobre os serranos, mas ainda têm que folgar. Caso o Covilhã ganhe na próxima ronda e na jornada de folga da equipa de Oliveira de Azeméis, essa diferença pode ser reduzida para apenas um ponto.

Clique aqui para regressar à primeira página