III Concurso Júlio Cardona
termina quinta feira

Decorre até dia 12 de Abril, no anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior, o III Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona. Para a prova final da Classe A que decorre amanhã, dia 11, durante todo o dia, ficaram admitidos na modalidade de violino Sara Trobäk (Suécia), Alexander Knaak (Alemanha) e Eliot Lawson (Portugal). Alexander Knaak recebeu o Prémio "Fundação Calouste Gulbenkian" pela peça obrigatória de Ivo Cruz, uma sonata para violino e piano. Entre os concorrentes da Classe A na modalidade de violoncelo, foram admitidos à prova final Nuno Cruz (Portugal), Lisiane De Los Santos (Brasil) e Damian Martinez Marco (Espanha). A interpretação da peça obrigatória, uma sonata para violoncelo e piano, de Armando José Fernandes valeu a Ajda Zupancic, da Eslovénia o prémio "Doutor Ivo Cruz". Na modalidade de contrabaixo, Classe A, foram admitidos à última fase Detmar Kurig (Alemanha), Philipp Stubenvauch (Alemanha) e Nabil Shehata (Alemanha) que venceu também o prémio pela interpretação da peça obrigatória "As cinco portas do Labirinto" de Fernando de Lapa.
Decorrem hoje, terça feira, 10 de Abril, as provas finais da Classe B nas três modalidades e amanhã para a Classe A.
No último dia, 12, a partir das 15 horas e 30 terá lugar no mesmo anfiteatro uma tertúlia evocando Ivo Cruz, Vergílio Pereira e José Verdi, com comunicações do Maestro Manuel Ivo Cruz, que preside ao júri da prova, Vergílio Armando Pereira e José Alberto Sardinha.
Às 21 horas actua a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira
Interior, dirigida pelo Maestro Luís Cipriano. Seguidamente decorre a imposição da Cruz de Honra da Ordem Ecuménica de Malta e a distribuição dos prémios.
O III Concurso Júlio Cardona encerra com um recital pelos concorrentes vencedores dos primeiros prémios das diferentes modalidades.
Paralelamente está patente até 6 de Maio, uma exposição de 6 instrumentos de corda do Museu da Música na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Lanifícios.



Clique aqui para regressar à primeira página