"25 de Abril"
Festa da cidade já tem programa definitivo

A Câmara Municipal da Covilhã já definiu o programa que festeja os 27 anos da Revolução de Abril de 74. Com algumas alterações ao programa provisório, as inaugurações, os protocolos, a música e o cinema não ficam de fora.

 Por Raquel Fragata

A abertura à programação regular do Teatro-Cine integra-se nas comemorações do 25 de Abril

As comemorações dos 27 anos da Revolução dos Cravos na cidade da Covilhã vão ficar pontuadas pela abertura da sala do Teatro-Cine aos espectáculos culturais regulares. Tal como já noticiámos em edições anteriores, a sala de espectáculos vai reabrir, após obras de remodelação. Assim, as festas começam às 18 horas da véspera do 25 de Abril com a inauguração da feira de artesanato, que estará patente até dia 28. À noite, no Teatro-Cine, o público covilhanense pode assistir ao concerto do músico popular Tony Carreira, pelas 22 horas e 30. A meia noite será marcada pelo foguetes a lançar junto ao Pavilhão da Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios (ANIL).
Durante a manhã de feriado, a Câmara Municipal da Covilhã, responsável pelo programa festivo, propõe actividades desportivas, os torneio de damas, dominó e xadrez, no Gimnásio Clube, Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho da Covilhã e Gimnásio Clube da Covilhã, respectivamente. O protocolar içar da bandeira nacional e o Hino Nacional cumpre-se às 10 horas, no centro da cidade. Segue-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Auditório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. Às 11 horas a comitiva desce à baixa da cidade para a inauguração da exposição de Mário Alberto, coreógrafo e pintor, na Biblioteca Municipal (BM), onde serão assinados diversos protocolos entre a autarquia e associações sócio-culturais do concelho. Este ano a Câmara volta a entregar veículos adaptados a quatro munícipes, acto que terá lugar junto à BM, pelas 11 horas e 15. Ao meio dia os responsáveis autárquicos inauguram o circuito de Manutenção do Pião. Momento aguardado é a entrega das habitações no Bairro da Alâmpada, na Boidobra, que terá lugar ao início da tarde. À mesma hora tem início, no remodelado Largo da Infantaria XXI, o I Encontro de Bandas Filarmónicas do concelho. Às 17 e novamente às 21 e 30 será exibido o filme de João Botelho "Se a Memória Existe".
No dia 26 é a vez dos The Gift subirem ao palco do Teatro-Cine, às 21 horas.
O primeiro filme em cartaz, a cargo do Cine Clube da Beira Interior, para o Teatro Cine, estreia na noite de sexta feira com "Os Prodígios" de Michael Douglas.
No sábado, 28, o encerramento formal das festividades está marcado para as 19, mas o Teatro-Cine volta a abrir as portas neste dia, às 22 horas, para o lançamento de "Fado na Cidade", compilação discográfica de fadistas serranos.

Clique aqui para regressar à primeira página