Sociedade da Informação
Ministério da Ciência investe quase nove milhões

 NC/Urbi et Orbi

O Ministério da Ciência e da Tecnologia investiu oito milhões e 700 mil na expansão das novas tecnologias. Mais de dois milhões destinam-se a investimentos em municípios do Interior

Desde a aprovação do Programa Operacional para a Sociedade de Informação (POSI) pela Comissão Europeia a 28 de Julho de 2000, o investimento global em iniciativas relacionadas com a expansão das tecnologias da informação e comunicação efectuado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia ascendeu aos oito milhões e 700 mil contos. Deste valor, quase seis milhões e meio foram aprovados no âmbito do POSI e dois milhões e 300 mil referem-se a Programas Regionais.
Um dos projectos destina-se à criação de "Espaços Internet", no intuito de familiarizar os portugueses com as tecnologias de informação e, em especial, a Internet. Até agora, foram aprovadas as candidaturas das Câmaras Municipais de S. João da Pesqueira, Nisa, Pedrogrão Grande, Seia, Santa Comba Dão e Tomar, o que representa um investimento de 185 mil contos. Mas já são 108 as câmaras que mostraram interesse em aderir a esta iniciativa, juntamente com seis associações de municípios e outras entidades locais.

Administração Pública mais eficaz

A modernização da Administração Pública também foi contemplada. Através de projectos de informatização dos Tribunais e das Lojas do Cidadão de Aveiro e Viseu, que abarcam investimentos no valor de dois milhões e 500 mil contos. O seu objectivo é aumentar a eficácia dos serviços administrativos do Estado e facilitar a aproximação entre os cidadãos e a Administração Pública através da desburocratização dos procedimentos.
Foi também financiado, em quase dois milhões de contos, o alargamento do "Programa Internet nas Escolas" aos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo
[ver artigo relacionado]. Até ao final do ano prevê-se que oito mil escolas EB1 estejam equipadas com acesso à Internet, encontrando-se cerca de metade já em fase de instalação e/ou utilização. Os projectos de investigação e desenvolvimento ligados às novas tecnologias, como robótica, processamento de sinais e engenharia informática, foram financiadas em um milhão de contos, ao passo que o investimento em formação avançada de recursos humanos nesta área (bolsas de doutoramento e pós-doutoramento) foi de 230 mil contos.
O projecto de extensão da rede de postos de Internet nas estações dos correios significou uns 652 mil contos em despesas adicionais para cumprir até ao final do ano o objectivo previsto de 254 quiosques postais electrónicos (Netpost) que permitem a navegação na Web, o envio e recepção de e-mail e a impressão de documentos.

Clique aqui para regressar à primeira página