"Festa de Abril"
Guarda assinala 27 anos da Revolução

Os 27 anos da Revolução dos Cravos assinalam-se a partir de sexta feira. Exposições e muita música fazem parte das propostas.

 NC/Urbi et Orbi

Os Stealing Orchestra encerram as comemorações do 25 de Abril na Guarda

A Câmara Municipal da Guarda está a preparar o "Festival de Abril", um conjunto de actividades culturais e recreativas, a realizar de 20 a 26, para a comemoração dos 27 anos da Revolução de 1974.
As celebrações começam com uma exposição dos bracarenses Stealing Orchestra, que inclui música, imagens em vídeo e diapositivos de colagens realizadas por Armando Brás, responsável pelo visual da banda. Como complemento, João Negreiros, actor, declama poesia de António Gedeão, Henry Michaux e Shepard. O festival prossegue a 23, segunda-feira, com um concerto de Pedro Barroso e, no dia seguinte, uma sessão comemorativa do 27º aniversário do 25 de Abril, na Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da freguesia de Trinta, com o duo Pedro Dias e Artur Emídio. Na cidade, António Chaínho (guitarra portuguesa) e Fernando Alvim (viola) preenchem o momento musical.
Uma salva de 27 morteiros assinala, à meia-noite do dia 25, o início das comemorações do "Dia da Liberdade". Segue-se o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, a actuação da Filarmónica de Famalicão da Serra e a exibição do Coral de Letras da Universidade do Porto, com interpretação de canções heróicas de Fernando Lopes Graça. O festival encerra no dia 26, novamente com a presença dos Stealing Orchestra. Desta vez a banda composta por João Mascarenhas (vibrafone, acordeão e programação), Pedro Marques (guitarras clássica e acústica), Pedro Vidal (guitarra e "talk-vox") e Paulo Fialho (bateria e percussões), mostra-se em concerto.

Clique aqui para regressar à primeira página