Quinze anos
Augusto Santos Silva no aniversário da UBI

A Universidade da Beira Interior completa na segunda feira, 30 de Abril, 15 anos de existência. À comemoração da data junta-se o ministro da Educação, Augusto Santos Silva.

 Por Raquel Fragata

UBI completa 15 anos de universidade no dia 30 de Abril

A cerimónia comemorativa dos 15 anos da UBI irá contar com a presença do ministro da Educação, Augusto Santos Silva, que irá discursar no final da Sessão Solene.
O protocolo começa pelas 14 horas e 30 com a recepção dos convidados, seguindo-se o Cortejo Académico a partir da Capela de S. Martinho. A sessão solene terá início às 15 horas com o discurso do reitor Manuel Santos Silva, à qual se segue a intervenção do presidente da Associação Académica da UBI, Jorge Jacinto.
O reitor procederá à entrega de medalhas a docentes e funcionários desta instituição que completam os 20 de serviço, bem como a todos os ex-docentes e ex-funcionários aposentados. Segue-se a entrega dos prémios escolares e bolsas de mérito aos alunos da universidade.
Para o final está guardada a atribuição do grau de doutor honoris causa ao Comendador Sebastião Alves e o discurso do membro do Governo, ao que se segue o Porto de Honra.

Dossier de aniversário celebra 15 anos

Para comemorar a data, também o Urbi et Orbi preparou uma dossier especial que será publicado a partir de hoje.
Quinze anos depois, a Universidade da Beira Interior afirma-se como uma das mais recentes universidades portuguesas mas com o mérito de ter crescido e desenvolvido a sua área de intervenção à cidade e região circundantes.
O que tentamos mostrar neste dossier de aniversário é um diagnóstico parcelar, mas não parcial, da instituição em desenvolvimento que acolhe mais de quatro mil alunos e lecciona 23 licenciaturas e, a partir de Outubro, também o ensino da Medicina.
A UBI prepara-se para crescer, até 2006, 50 mil metros quadrados, com um investimento em áreas do ensino - a Fábrica do Moço, a Faculdade de Ciências Médicas e a recuperação do Edifício 2 do Pólo da Carpinteira para as Artes e Letras, da investigação - com a conclusão da Biblioteca Central, e na qualidade de vida - com a construção da Residência Pedro Álvares Cabral, das piscinas do Complexo Desportivo, da Unidade Alimentar do Pólo IV, da residência e unidade alimentar da futura Faculdade de Medicina, dos Serviços Centrais da Reitoria, para além do silo-auto junto ao Pólo I, num edifício contíguo ao futuro quarto núcleo do Museu dos Lanifícios.

Clique aqui para regressar à primeira página