Coro da UBI em digressão
Da Beira à Madeira

O Coro da Universidade da Beira Interior (Corubi) deslocou-se à Madeira, a convite do Grupo Coral de Santa Cruz. Divulgar a música coral, a UBI e promover a região da Beira Baixa foram alguns dos objectivos desta digressão.

 Por Carla Loureiro

O Corubi actuou na Igreja de Santa Cruz, no Funchal, numa digressão a convite da Câmara Municipal local

Entre os dias 7 e 12 de Abril, o Coro da Universidade da Beira Interior (Corubi) esteve em digressão pela Região Autónoma da Madeira. "A ideia surgiu de um dos nossos coralistas madeirense que entrou em contacto com o Grupo Coral de Santa Cruz", revela a actual responsável pelo Corubi, Maria Fernanda Santos.
A missa de Domingo de Ramos, na Igreja de Santa Cruz, o Concerto de Primavera, também na cidade de Santa Cruz e a actuação no Cine-Teatro Santo António, no Funchal, foram as três apresentações programadas pelo Corubi. Mais informais, foram as actuações na Câmara Municipal do Funchal e no jantar que reuniu antigos alunos da Universidade da Beira Interior. "Tirando o dia em que fizemos o circuito à ilha, cantámos todos os dias", afirma Maria Fernanda Santos.
Do seu repertório, o Corubi escolheu para esta digressão música ligada ao ritual litúrgico, música clássica e ainda temas de carácter estudantil e da região da Beira Baixa. A adesão do público madeirense não foi das melhores. "A música coral é uma música que não é muito atractiva", justifica a responsável.
No final desta digressão, Maria Fernanda Santos fez um balanço positivo. "Foi uma experiência enriquecedora, porque além de termos representado a Universidade, aprofundámos os laços de amizade".
Finda a viagem pela Madeira, o coro tem, nos próximos dias, uma agenda bastante preenchida. No dia 28 de Abril irá actuar na Associação Sócio-Cultural do Peso e no dia 30 de Abril canta na Sessão Solene do XV aniversário da Universidade da Beira Interior. Já em Maio, dia 6, o coro actua no IV Encontro de Coros da Universidade do Porto (ECUP) e no dia 12 apresentar-se-á na Benção das Pastas.
Os elementos estudam ainda a possibilidade de realizar na Covilhã, nos dias 12 e 13 de Maio, o Encontro de Coros Universitários.

Clique aqui para regressar à primeira página