Teatro-Cine reabre com programa forte
Nova imagem para novos públicos

A Câmara Municipal da Covilhã e o Cineclube da Beira Interior assinaram um protocolo de colaboração cultural para a dinamização da sala do Teatro-Cine. As actividades variam entre o cinema, a música, o teatro, a dança, exposições e debates, como variam os públicos. Os idosos e as crianças vão ter sessões especiais.

 Por Raquel Fragata

O Teatro-Cine reabre no dia 24 com muitas novidades programadas pelo CCBI

"O Teatro-Cine vai ser uma sala onde contamos ver os covilhanenses com regularidade", foram estas as palavras escolhidas por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, para apresentar o programa de actividades culturais que ali vão ser dinamizadas e mostrar que acredita no projecto. A gestão vai estar a cargo do Cine Clube da Beira Interior (CCBI) e da autarquia que no dia 17, terça feira, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas entidades.
Carlos Pinto quer não só chegar ao público da cidade mas a toda Cova da Beira. Para isso a informação vai circular nas caixas de correio, sensibilizando as populações para a programação regular que agora principia. A cidade vai dispor de uma agenda cultural informativa a editar mensalmente pelo CCBI. Pedro Ramos, presidente do CCBI, reforça a necessidade de captar espectadores criando "uma nova imagem para novos públicos".
Carlos Pinto afirma-se satisfeito com o anúncio da abertura da sala e afirma ser este um sonho antigo dos responsáveis da autarquia que tenta à vários anos adquirir o imóvel. As negociações entre a Câmara Municipal da Covilhã e os proprietários da sala continuam e o processo vai passar agora pela realização de uma nova avaliação, que actualizará os valores calculados em 1993, data em que começaram os contactos. O edil mostra-se esperançado num acordo e adianta que para a aquisição do espaço irá recorrer a apoios.
O espaço estará aberto à realização de eventos por parte dos grupos e associações recreativos do concelho.
A sala foi renovada para a abertura no dia 24 de Abril com o concerto de Tony Carreira, integrado nas comemorações da Revolução dos Cravos. Uma nova pintura, arranjos nos acessos e disposição da sala. Outra novidade é a abertura ao público em geral do foyer com serviço de bar. A autarquia vai proceder à compra de equipamentos vários para espectáculos. Pedro Ramos acredita que a totalidade do material será adquirido até ao Verão libertando a Câmara dos contratos de aluguer de material para as actividades ali desenvolvidas. Até lá ainda vai ser necessário alugar algum desse material, nomeadamente de iluminação de palco.
Em matéria de apoio ao público a informatização das bilheteiras vai permitir através de um computador com a acesso à internet fazer reservas de bilhetes pelo e-mail teatrocinereservas@portugalmail.pt

Ciclos de Cinema regressam

As Matinés da Saudade serão uma das novidades da programação de cinema a introduzir neste calendário. Quinzenalmente e aos sábados, os portadores do Cartão Municipal do Idoso podem assistir, com entrada gratuita, aos clássicos que fazem a história do cinema. A primeira sessão, no dia 5, exibe "A Canção de Lisboa" de Cottinelli Telmo, e, no dia 19, "Uma Estrela Caída do Céu" de Mark Herman. Para os mais novos a programação Cinefamília começa no dia 20 de Maio, com continuidade mensal no terceiro domingo de cada mês, com o última Disney "Fantasia 2000". As crianças até 12 anos pagam bilhete podendo no entanto ser acompanhados por três familiares que beneficiarão de entrada gratuita.
A partir de 5 de Maio arranca o primeiro ciclo temático dedicado ao Extremo Oriente, com a exibição de "Shower", de Zhang Yang, "Disponível para Amar", de Wong Kar-Wai e "Yi Yi" de Edward Yang. Também em Maio será exibido o primeiro módulo, série de seis filmes, do Ciclo de Cinema Espanhol. O segundo, com sete filmes, decorrerá em Outubro. Também agendado para Setembro e até ao final do ano, o programa Movie Kicks constitui uma iniciativa de reposição de 3 grandes clássicos do cinema mudo musicados ao vivo por vários músicos e dj's ("Nosferatu" de F.W. Murnau, por Rodrigo Pinheiro, "O Homem da câmara de filmar" de Dziga Vertov, pela Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior dirigida pelo Maestro Luís Cipriano, "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, por Pedro Ramos e Sérgio Felizardo, e "Panplinas Maquinista" de Buster Keaton por Greg Moore e os Macacos das Ruas de Évora).

Pop e Minimalismo presentes no programa musical

Os concertos e o teatro também farão parte do dia a dia da sala. Os "The Gift" serão os primeiros já no dia 26 deste mês. Integrado nas comemorações do 25 de Abril, o concerto apresenta o novo trabalho "Film" lançado ontem, segunda feira, 23. Seguem-se o pianista minimal belga Wim Mertens, o músico e compositor Rodrigo Leão e os "Stealing Orchestra", mas também concertos Jazz e Clássica e o folclore, com a realização a 20 de Outubro, Dia da Cidade da Covilhã, do Festival Internacional de Folclore.
Três espectáculos teatrais estão para já confirmados até ao final do ano. "Sexo, Drogas e Rock n' Roll" de Diogo Infante, "O Teatro das Marionetas" da Companhia Jordi Bertran em Junho, e Filipe Crawford. A "Comédia Dell' Arte" do Teatro Meridional, uma extensão do Festival de Teatro de Almada e a apresentação do último trabalho do Teatro das Beiras.

Clique aqui para regressar à primeira página