Campeonatos nacionais de orientação
Idanha depois de Penamacor

As várias modalidades de Orientação estão a impor-se ao País
e à Região através de protocolos entre a Federação e as autarquias. Penamacor e Idanha-a-Nova dão o exemplo.

 NC/Urbi et Orbi

A vila de Idanha-a-Nova acolhe no próximo fim-de-semana, 21 e 22, os Campeonatos Nacionais de "Park-Orienteering" e de Distância Clássica em Orientação Pedestre. Numa organização da Federação Portuguesa e da Câmara Municipal da vila raiana, são esperados em Idanha, cerca de 500 praticantes da disciplina de Orientação Pedestre, entre os quais, os actuais campeões nacionais dos vários escalões nas duas distâncias.
Na tarde de sábado, 21, disputa-se o Nacional de Park-Orienteering (prova de sprint em área urbana) com início às 15 horas. Com partida e chegada junto do edifício da autarquia raiana, os atletas efectuam o percurso pelas ruas e jardins da vila.
No domingo é a vez do Nacional de Distância Clássica. Os primeiros atletas partem às 9 horas, para um percurso que se estende por uma área de seis quilómetros quadrados que começa dentro da vila e se prolonga para norte. A chegada dos participantes está prevista para as 14 horas.
A Orientação é um desporto em fase de implementação no País, mas conta já com um elevado número de adeptos, uma vez que é uma modalidade barata e acessível. O Interior não ficou atrás dio resto de Portugal e começa a adoptar e a incentivar provas da modalidade. No último fim-de-semana, foi a vila de Penamacor que recebeu uma prova do Campeonato Nacional de Orientação em BTT. Um evento que, mais uma vez, resulta da cooperação da Federação com a autarquia local.

Clique aqui para regressar à primeira página