Projecto Technofocus
Sector vitivinícola em crescimento

No passada quinta-feira, dia 19, o Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) realizou as jornadas "O Sector dos Vinhos - A Inovação como factor diferenciador, novas oportunidades de negócio". Nesta conferência foram abordadas as dificuldades e oportunidades com que este sector se depara.

 Por Viviana Vieira

Enólogos e investidores debateram o sector vitivinícula da região. O diagnóstico é de saúde e recomenda-se

A produção e a qualidade dos vinhos portugueses estão a aumentar. Quem o refere é Carlos Leitão, chanceler da Confraria dos Enólogos e Gastrónomos da Beira Serra, durante a sua intervenção nestas jornadas. O orador referiu que o vinho português tem tudo para triunfar porque em Portugal existem as melhores castas.
Mas ter qualidade não basta. Carlos Leitão destacou o importante papel da distribuição. "O comércio do vinho é como o matador de toiros, não é só fazer uma boa lide, é necessário terminar com uma boa estocada.
No fim da sua apresentação Carlos Leitão destacou o excelente trabalho desenvolvido pela Adega Cooperativa da Covilhã, salientando que os prémios ganhos recentemente são fruto desse trabalho.
Nuno Filipe Galvão, engenheiro e enólogo da Adega da Covilhã ,defendeu a sua adega reforçando a aposta feita na modernização tecnológica das suas instalações como um factor importante para a produção de um vinho de boa qualidade. Este projecto permitiu competir com outros vinhos no mercado nacional e estrangeiro abrindo as portas do mercado norte-americano, canadiano, brasileiro e, principalmente, o mercado inglês.
Durante a conferência foram salientadas as propriedades medicinais deste produto. O vinho tinto, tomado moderadamente, pode evitar doenças coronárias e cardio-vasculares: a receita é tomar um copo a cada refeição. O vinho branco também faz bem à saúde, afirmam os especialistas. Tem propriedades análogas às de uma aspirina porque contém ácido acetilsalicilato. Uma constipação pode ser curada com dois copos de vinho branco.
Numa sala onde estiveram pouco mais de uma dezena de pessoas, João Carvalho, director do CIEBI/BIC, encerrou a sessão manifestando o seu contentamento pela realização destas jornadas. Posteriormente decorreu uma prova de vinhos (Dão de Honra), acompanhada com queijos, presunto e chouriço da região.

Clique aqui para regressar à primeira página