Departamento de Comunicação e Artes
Ciências da Comunicação

Comunicar com novos media

Restruturada em 1996, a licenciatura em Comunicação Social deu lugar à actual Ciências da Comunicação. Cinco anos depois os avanços técnicos e científicos são notórios. Vários projectos surgiram e aliciam novos alunos.

Por Carla Loureiro

Estruturas de apoio

O curso dispõe dos mais modernos meios laboratoriais para preparar os alunos para o trabalho com os novos meios de comunicação audiovisual e em redes (Internet):
- Estúdio de TV
- Circuito interno de TV
- Laboratórios de produção e pós-produção de audiovisuais
- Atelier de multimédia com ligações permanentes à Internet
Os alunos têm ainda ao seu dispor um Centro de Informática (com acesso à Internet - telnet, correio electrónico e www).

Estrutura curricular
- Duração normal do curso: 4 anos lectivos

- Área científica do curso:

Ciências da Comunicação

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 132

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Ciências da Comunicação - 50,0
b) Letras e Humaniadades - 55,5
c) Matemática - 7,0
d) Sociologia - 3,5
e) Economia e Gestão - 5

Preparar os alunos aos níveis prático e teórico para as diversas profissões na área da comunicação é o primordial objectivo da licenciatura em Ciências da Comunicação.
Ministrado na Universidade da Beira Interior desde 1989, o antigo curso de Comunicação Social deu lugar, em 1996, à actual licenciatura em Ciências da Comunicação.
Com uma duração de quarto anos lectivos, o curso apresenta-se, hoje, como um dos mais procurados pelos novos alunos, que todos os anos ingressam na UBI. Os candidatos excedem, em larga margem, as 45 vagas de que o curso dispõe. Só neste ano lectivo, o número de alunos interessados ultrapassou os 400.
Salas de estudo, centros de informática com acesso permanente, e gratuito, à Internet, estúdio e circuito interno de televisão, laboratórios de produção e pós-produção de audiovisuais, são alguns dos meios de que os alunos dispõem para solidificar a sua formação académica.
Procurando rentabilizar ao máximo as possibilidades oferecidas pelos novos meios tecnológicos, nomeadamente pela Internet, o curso de Ciências da Comunicação apresenta aos seus alunos e corpo docente inúmeras ferramentas, quer de estudo, quer de aplicação de conhecimentos.

Projectos únicos e inovadores

Em 1999 surge a Biblioteca On-line Ciências da Comunicação (BOCC) como tentativa de colocar na rede, textos, artigos e teses de nomes ligados à área da comunicação. Já a revista Recensio (também ela on-line) tem a finalidade de registar e recensear publicações referentes às áreas das ciências da comunicação.
Se a nível da teoria, existe o consenso, já na prática as opiniões divergem. Ana Rodrigues, aluna do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, aponta o dedo ao facto do curso ser marcadamente teórico e "só no último ano é que os alunos têm a possibilidade de aplicar a teoria na prática".
Assim, para satisfazer a necessidade prática, existem projectos onde os alunos são, eles próprios, os principais intervenientes, ainda que acompanhados por docentes. O jornal on-line Urbi et Orbi é um desses projectos. Os alunos são a redacção deste semanário. A experiência passa por ir ao local do acontecimento, recolher informações, contactar pessoas e ter sempre em conta o dead line. Na Televisão Interna da Universidade da Beira Interior (TUBI), são os alunos quem realiza semanalmente uma emissão, filmando e editando, as reportagens.
A todos estes projectos, juntou-se recentemente a Tubi-web. Um moderno sistema de fazer televisão na e para a World Wide Web.

Clique aqui para regressar à primeira página