Departamento de Comunicação e Artes
Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis
Design Têxtil e do Vestuário

Corte e costura de mãos dadas

A funcionar desde Outubro de 2000, a licenciatura permite já um contacto próximo entre o meio académico e a indústria do vestuário. Os alunos estão neste momento envolvidos num trabalho para a colecção Primavera/Verão de um estilista italiano.

 Por Carla Loureiro

Estruturas de apoio

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, responsável pela licenciatura, possui todos os meios materiais necessários a um ensino de alta qualidade, colocando à disposição dos alunos oficinas especializadas de fiação, tecelagem, malhas, tituraria/estampagem, acabamentos e confecção, bem como laboratórios de ensaios físicos e químicos, colorimetria e sitemas de CAD de tecidos e de vestuário. Os alunos têm ainda ao seu dispôr um Centro de Informática com acesso à Internet- telnet, correio electrónico e www.
A ligação com o mundo do trabalho é incentivada pela UBI, quer durante o curso, quer na fase final de integração profissional.

Estrutura curricular
Duração normal do curso: 4 anos lectivos

- Área científica do curso:

Design Têxtil e do Vestuário

 

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 159

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

Áreas científicas
Ramo Têxtil
Ramo Vestuário

a) Arte e Design 41,5
b) Têxtil e Vestuário 32,5
c) Letras e Humanidades 15,5
d) Economia e Gestão 8,5
e) C. da Comunicação 7,5
f) Psicologia 3,5
g) Informática 2,0

A preocupação com o mercado de trabalho na área dos têxteis e dar a esse mesmo mercado bons profissionais são algumas das razões que levaram à criação, no ano lectivo 2000/2001, da licenciatura de Design Têxtil e do Vestuário. Sendo uma das mais recentes licenciaturas da Universidade da Beira Interior, "O curso de Design Têxtil e do Vestuário é, ao nível de licenciatura, inovador e pioneiro em Portugal" defende Rui Alberto Lopes Miguel, director do curso de Design Têxtil e do Vestuário.
Possuindo todos os meios materiais necessários, os alunos têm, desde cedo, contacto com o mundo dos têxteis. Actualmente e em colaboração com a Associação Nacional de Industriais e Lanifícios (ANIL), os alunos procedem à escolha de tecidos e cores para a próxima colecção Primavera/Verão de um estilista italiano.
Mas os projectos não se ficam por aqui. Os futuros designers ou estilistas estão a desenvolver ideias para o uniforme da representação portuguesa nas Olimpíadas Mundiais do Desporto Universitário (UNIVERSÍADA) a realizar em Julho ou Agosto, deste ano, em Beijing, na China.

Necessidade de formação na área

A ideia de criar um curso que aliasse estética e criatividade, como é o de Design Têxtil e do Vestuário, não é recente. Já em 1990, o Conselho Português de Design foi confrontado com a proposta da criação de uma licenciatura em Design Industrial - ramo Têxtil e Vestuário. Se naquele tempo não foi possível a abertura do curso, só este ano lectivo foi possível reunir todas as condições necessárias. E logo na primeira fase de acesso ao Ensino Superior, as 35 vagas que abriram foram totalmente preenchidas.

 

Clique aqui para regressar à primeira página