Departamento de Letras
Língua e Cultura Portuguesas

Tudo pelo prazer de ensinar

Docentes de Língua e Cultura Portuguesas da UBI encontram-se neste momento envolvidos num projecto de ensino da língua a trabalhadores ucranianos a residir na cidade da Covilhã. Um bom exemplo de quem forma os futuros professores.

 Por Carla Loureiro

Estruturas de Apoio
-Laboratório de Línguas
- Centro de informática (aberto 24 horas): Workstation de multiprocessamento; Sala de terminais e PC´s; Redes (internas e externas)
- Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo).
- Acesso permanente à internet (com correio electrónico, telnet e www).

Estrutura curricular
- Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Área científica do curso:

Língua e Cultura Portuguesas

 

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 120
- Outras condições para a concessão do grau: aprovação no estágio pedagógico

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Língua - 20,0
b) Estudos Linguísticos - 52,0
c) Estudos Literários - 11,0
d) Estudos Culturais - 15,0
e) Ciências da Comunicação - 6,5
f) Ciências da Educação e Didácticas - 29,0

Dinamizar e dar a conhecer o que se faz no Departamento de Letras é uma preocupação constante. Os projectos não faltam. Entre eles um dos mais interessantes deu ontem os seus primeiros passos. O Pólo I da UBI recebeu a primeira aula de português para estrangeiros. A iniciativa partiu dos docentes do departamento que pretendem ensinar a língua de Camões a trabalhadores ucranianos a residir na cidade da Covilhã. Este projecto tem a particularidade de os professores leccionarem de graça. Tudo pelo prazer do ensino.
O lançamento e apresentação no próximo dia 18 de Maio do "Novo Dicionário da Academia" do Professor Catedrático Malaca Casteleiro, um dos linguistas envolvidos no Acordo Ortográfico assinado em 1990. Também as conferências e seminários no âmbito da linguística e literatura, as tertúlias e os cursos de Verão para estrangeiros são alguns dos projectos que o departamento tem como certos.
O saber humanista e a presença das letras é fundamental em qualquer instituição de ensino. A UBI apercebeu-se dessa necessidade e em 1997 surgiu o curso de Língua e Cultura Portuguesas (LCP). "A não existência de um curso do âmbito das letras e língua minimiza a universidade", sublinha Antonieta Garcia, directora da Licenciatura de LCP.
Preparar futuros professores de língua portuguesa e português é um dos objectivos do curso. Conhecer e dar valor aos escritores locais, preservar as diferentes formas de falar, são outras das finalidades, tanto de alunos como de professores.
Mas para uma boa formação dos alunos, há que reunir condições. Ainda em formação, o investimento no reforço do material bibliográfico é uma prioridade. Para isso uma parte substancial do orçamento do Departamento tem sido aplicada na aquisição de bibliografia vária.
A criação de um espaço onde os alunos possam levar a cabo projectos, consultar revistas e jornais relacionados com as áreas da Literatura, Linguística e da Cultura Portuguesa está a ser pensado. O mesmo se passa com um futuro centro de estudos inter-culturais que incluirá um laboratório de línguas.
Apesar de ainda jovem, pensa-se já numa reestruturação da licenciatura ampliando os seus objectos de estudo. Esta mudança passa pela possibilidade de os alunos poderem optar pela área da investigação e não só pela via ensino, como acontece agora. Uma reestruturação que ficará adiada até aos primeiros licenciados pisarem o mercado", esclarece Antonieta Garcia.

 

Clique aqui para regressar à primeira página