Inaugurado Circuito de Manutenção
Exercício físico na floresta

Dois quilómetros de percurso no seio da floresta, equipados com variados aparelhos de manutenção, podem agora ser percorridos livremente por quem gosta de se manter em forma.

 Por Ana Maria Fonseca

Covilhanenses já têm um circuito de manutenção em pleno pulmão da Serra da Estrela

Cerca de mil e 500 contos foi quanto custou a revitalização de um circuito existente há vários anos , mas destruído pelas chamas que assolaram a Serra da Estrela. O circuito de Manutenção do Pião foi inaugurado no 25 de Abril, integrado nas comemorações que a Câmara Municipal da Covilhã ofereceu à cidade. Junto ao Parque Florestal do Pião existe agora um espaço verde, dedicado ao exercício físico.
O piso e os percursos, do circuito anterior, foram renovados, tendo em vista a criação de um percurso salutar, dotado de vários tipos de arborização e inclinação.
Os equipamentos, recomendados por especialistas em desporto são feitos de uma madeira resistente, com garantia de 10 anos contra deteriorações. Quanto aos balneários, por enquanto inexistentes, a Câmara promete que serão construídos em breve.
"O circuito de manutenção permite um contacto com a natureza que recomendo vivamente. Tem bom ar, muitas árvores e pontos de água. Agora, na floresta há oportunidade de praticar desporto em condições óptimas", declara Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal.
O autarca e João Esgalhado, vereador do Desporto, presidiram à inauguração deste circuito recuperado.
Para a zona do Aeródromo, está também prevista a criação de um circuito de manutenção. No arruamento à volta do Aeródromo, será criada uma pista com cerca de dois metros de largura e dois quilómetros de extensão. Pensada de forma a satisfazer necessidades diferentes, a pista poderá ser percorrida a correr ou a pedalar. "Vai possibilitar a corrida e a circulação de bicicletas, terá equipamento de manutenção semelhante ao que foi inaugurado na floresta e é um espaço bastante urbano", defende Carlos Pinto. "O aproveitamento será simples e singelo, representando um investimento muito reduzido por parte da Câmara", refere. Não obstante, o autarca pensa que "vai ter muito sucesso porque vai ficar uma estrutura desportiva que estará bem localizada". O mês de Setembro é a data prevista para a conclusão deste equipamento desportivo.

Clique aqui para regressar à primeira página