Concelhia do PP desafia militantes
"O nosso mandato acaba aqui"

 Por Rita Lopes
NC/Urbi et Orbi

A comissão política concelhia do PP resolveu dar por terminado o seu mandato. Exigem agora a reacção dos militantes na participação e discussão políticas. As críticas ao PSD também se fizeram ouvir.

Francisco Lino, presidente da concelhia do CDS-Partido Popular (PP), anunciou na segunda feira, 23, em conferência de imprensa, o fim do mandato dos actuais membros. "É uma crise política que abrimos dentro do nosso partido, uma crise consciente, porque entendemos que é chegada a hora do partido tremer", afirma. Uma decisão consciente e premeditada da comissão política que quer um partido "com vontade de fazer política e contribuir para o desenvolvimento da nossa região".
O desafio é lançado aos militantes e aos que fazem parte do tecido social do concelho. "Ou estas pessoas começam a confiar em nós e a apoiar-nos ou teremos que formar outro PP, com uma nova forma de fazer política". Por outro lado, afirma: "Quero que o partido reaja nos próximos 30 dias, debaixo de uma discussão política e não de quem vai ser candidato". Nesse aspecto, o popular salienta que "quem vai defender e definir o objectivo final da nossa participação nas autárquicas será a nova comissão política". Mas, acrescenta: "As pessoas precisam de sentir dos políticos o que querem, como e qual o caminho, para poderem comparar".

Crítica ao PSD e apresentação de projectos

Francisco Lino "dá uma no cravo e outra na ferradura" ao mesmo tempo que anuncia o fim do mandato, tece críticas ao PSD e lança projectos. A questão da Lixeira do Souto Alto, do morro de 20 metros da avenida entre o Hotel Turismo e a ANIL, onde vai nascer uma nova unidade tipo hipermecado, a requalificação do Centro Histórico e o polémico Itinerário Principal (IP) 2 marcam as críticas à actual autarquia. Questões que Lino considera "vazias de cuidados ambientais".
Mas, o popular também apresenta projectos para um mandato que "termina aqui". Três orientações políticas estão na senda do CDS-PP: luta na modernização e qualidade das escolas, criação de um conselho municipal, para aproximação dos cidadãos à política, e desenvolvimento rural, com a criação de incentivos que fixem os jovens na região.
Ao nível da economia, Francisco Lino aponta dois "grandes projectos": um para o turismo, outro para a indústria. O primeiro é um parque infantil temático com banda desenhada, à semelhança do Asterix, em Paris, na Serra da Estrela. Um projecto que, segundo o político, está em estudo e aponta para a visita de um milhão de pessoas por ano. O segundo é a implantação de um indústria cervejeira, "a primeira da região". "Há boa aceitação da parte do promotor em abrir na Covilhã, apenas falta acertar agulhas", diz Lino.
Deste modo, enquanto espera a reacção do partido, Francisco Lino talha caminhos e enumera contributos para que, "em vez de existirem lutas de poder político, existam lutas de cariz político".

Clique aqui para regressar à primeira página