Autarquia atribui subsídio mensal de 450 contos
Associação Cultural quer nova sede

A Câmara da Covilhã e a Associação Cultural da Beira Interior estão de mãos dadas. Um casamento "quase perfeito" pela cultura do concelho.

 Por Raquel Fragata

Câmara Municipal da Covilhã reforça apoio à Associação Cultural da Beira Interior

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) assinou no 25 de Abril, integrado nas festas comemorativas, um protocolo de cooperação cultural com a Câmara Municipal da Covilhã. O documento assinado por Luís Cipriano, presidente da associação, e Carlos Pinto, presidente da autarquia, prevê entre os projectos mais importantes a continuação dos programas musicais com as escolas do concelho. Carlos Pinto referiu ser esta uma iniciativa "premonitória e percursora" de Luís Cipriano que tem contribuído para a "massificação da preparação musical dos jovens covilhanenses". Actualmente cerca de três mil crianças de várias instituições de ensino do concelho têm educação musical nas suas escolas. "Eu acho que cada um no meio social tem as suas funções. Penso que este é quase o casamento perfeito. Na cultura não existe perfeição" afirma o maestro.
Em paralelo, a Associação contratualiza-se a realizar também as iniciativas "Natal para Todos" e o "Circuito nas Aldeias", para além de espectáculos que sejam requeridos pela autarquia. Como contrapartida a Câmara garante um subsídio mensal de 450 mil escudos para as actividades da associação. Este apoio contribui de forma importante para a estabilidade económica da ACBI que suporta actualmente um encargo de 350 contos pela renda das suas instalações. O maestro Luís Cipriano pretende no entanto ver resolvida a situação com a aquisição de uma sede própria, sendo, para tal, necessário o apoio da autarquia. A falta de espaços para as suas actividades é também um problema com que se depara a direcção, que deverá agravar a partir do próximo ano com a abertura das aulas de Dança Clássica, um objectivo antigo da associação, assim como das classes de Canto e de Guitarra.
O Maestro mostra-se satisfeito com o acordo atingido. "Penso que a Covilhã tem hoje uma forte imagem cultural e é capaz e ser, excluindo o Porto e Lisboa, a cidade com mais exportação cultural. E fico satisfeito quando uma Câmara reconhece essa situação e nos apoia", afirma.

ACBI negoceia aquisição do Conservatório

A notícia foi avançada pelo maestro Luís Cipriano. A Associação Cultural está disposta a adquirir o Conservatório Regional de Música da Covilhã, e para isso Cipriano tem vindo a desenvolver alguns contactos nos últimos tempos. Para já Luís Cipriano prefere não adiantar mais do que a certeza de que esta será a única forma de salvar o Conservatório, em estado "cancerígeno", e espera mais novidades nas próximas semanas.

Clique aqui para regressar à primeira página