Corrida 1º de Maio
"Fernanda Ribeiro vem para ganhar"

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Fernanda Ribeiro, a atleta campeã olímpica, pode não ser a única vedeta do atletismo nacional presente na edição 2001 da Corrida 1º Maio. António Pinto, é outra das hipóteses previstas depois de Manuela Machado ter cancelado a sua participação por motivos de gravidez. "A presença destes atletas conceituados serve, essencialmente para promover o acontecimento", afirma José Almeida, membro da organização, no entanto, continua, "a Fernanda Ribeiro vem para ganhar a prova".
Segundo os organizadores, a União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB), "esta vai ser a Corrida mais participada de sempre". Aberta a todas as categorias, a prova vai ser, também, a mais premiada. Para além de um prémio de presença para todos os participantes, está já assegurado um total de 82 libras para distribuir pelos primeiros classificados dos vários escalões. Uma quantia possível apenas, assegura Luís Garra, coordenador do USCB e director da prova, "devido à adesão ao projecto de várias instituições e empresas". Aliás, até a nível de patrocínios e apoios, esta edição bate recordes, pois são mais de 60 as entidades que se aliaram à União de Sindicatos na organização do evento. Uma prova, justifica Afonso Gomes, principal patrocinador, "de que as empresas começam, cada vez mais, a tomar consciência do seu papel social".
No entanto, e apesar do número de apoios recebidos, a direcção não está à espera de lucro. O importante, assegura Garra, "é que também não dê prejuízo". Assim, o dirigente sindical adianta que "não vai haver qualquer espécie de cacete para os atletas profissionais que concorram. Aliás, os atletas extra-comunitários que se apresentarem só poderão correr mediante a apresentação de um visto da Federação Portuguesa de Atletismo".
Os responsáveis admitem que a prova está a crescer de ano para ano, mas não querem que seja perdido o carácter tradicional que movimentas as colectividades da zona. Por isso, avança Garra, "instituímos este ano o prémio para o melhor classificado da região. Isto para incentivar a população que, afinal é a causa desta prova".
A Corrida 1º de Maio - 2001 parte às 10 horas de terça-feira da Vila do Carvalho e, ao contrário de anos anteriores, a meta, devido às obras na Praça do Município, vai ser colocada no Jardim Público. Como já é hábito, paralelamente à Corrida, decorre uma Marcha pelo Trabalhador com o mesmo percurso, organizada em conjunto com o "Amigos de Vila de Mouros". Entretanto, na véspera, segunda-feira, 30, decorre um colóquio no Desportivo da Mata com Fernanda Ribeiro e João Campos.

Clique aqui para regressar à primeira página