II Divisão B - Covilhã vence em S.João da Madeira
A luta continua

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Um golo de Marco Cadete quase ao cair do pano atira com a Sanjoanense para fora do pelotão da frente e mantém os serranos na luta pelo título. Em Alcains, o Desportivo local goleou o Arrifanense e coloca-se relativamente longe da linha de água.

Numa jornada em que o Lourinhanense garantiu, matematicamente, a despromoção à III Divisão, a Oliveirense e o Covilhã destacaram-se no topo da tabela. O conjunto de Oliveira de Azeméis foi, como se esperava, vencer a Águeda (0-2) e vingou, assim, a derrota da primeira volta, em casa e pelo mesmo resultado. O conjunto orientado por Flávio Neves segue, deste modo, na liderança do Campeonato, mas com o Covilhã a morder-lhe os calcanhares.
Os "Leões da Serra" tiveram uma deslocação mais difícil. Precisamente ao terreno do terceiro classificado da tabela, a Sanjoanense. Numa partida em que, a qualquer um dos conjuntos só a vitória interessava, foram os serranos que arrebataram os três pontos. Depois de uma primeira parte de um futebol muito táctico e com poucos lance de verdadeiro espectáculo, o conjunto de Henrique Nunes (substituído no banco por Virgílio) apareceu melhor na segunda parte. Mais organizados, os covilhanenses tomaram conta da partida e não permitiram veleidades aos da casa. Quando já todos esperavam o nulo como resultado final, Marco Cadete encarregou-se de contrariar as expectativas e apontou o tento da vitória aos 85 minutos. Um golo que afasta os homens de João Cavaleiro da corrida pelo título e permite à equipa da Covilhã continuar à espera de um deslize do líder e a sonhar com o regresso à II Liga.
Na próxima jornada uma outra final aguarda os beirões. Os leões recebem o Feirense, actual quarto classificado, no Santos Pinto, enquanto os oliveirenses aguardam a visita do Vilafranquense (11º). Jogos em que nenhum dos dois candidatos ao primeiro lugar se pode dar ao luxo de perder pontos

Alcains goleia "à moda antiga"

Em Alcains, o Desportivo local não fez a coisa por menos. Depois de várias fases com altos e baixos e de "crises" de concretização, os adeptos "canarinhos" presenciaram finalmente uma goleada no Trigueiros de Aragão. A "vítima" foi o Vilafranquense. Os ribatejanos saíram da vila beirã "massacrados" por concludentes 5-0. Hélio abriu o activo logo aos 17 minutos e Santos, lateral direito dos visitantes, dilata a vantagem ao introduzir, cinco minutos mais tarde, a bola na própria baliza. Na etapa complementar, apesar de os de Vila Franca não baixarem os braços, foram os alcainenses que tomaram as rédeas do jogo. Pirmeiro Adimilson e depois, novamente, o capitão Hélio (na marcação de duas grandes penalidades aos 82 e aos 89 minutos), encarregaram-se do avolumar do marcador.
Mais importante que o resultado foi a conquista de três preciosos pontos, que permitem à formação de Joaquim Peres livrar-se da pressão dos lugares menos confortáveis. Sete pontos é a distância entre os beirões e a despromoção. Uma diferença que o Alacains espera manter ou ampliar no próximo embate na Marinha Grande.

Clique aqui para regressar à primeira página