VERDADE

Edmundo Cordeiro

A verdade não é o que toda a gente diz. Se a verdade fosse o que toda a gente diz, então bastaria fazer uma sondagem para se ficar a saber a verdade.

A verdade também não é o que fica bem dizer. A verdade pode não ficar muito bem, pode mesmo ficar mal. Quando se aprende o que fica bem dizer, não é a dizer a verdade que se aprende. (Normalmente diz-se o que se pensa que fica bem dizer-se e do modo que se pensa que fica bem - e, mesmo assim, isso fica muito mal, porque quem costuma assim fazer não o sabe fazer bem.)

E não se aprende dizendo ou escutando a verdade: aprende-se o que se deve dizer, como se deve dizer. Ninguém ensina a verdade, ninguém aprende a verdade.

Não é que a verdade não interesse, ela interessa é muito pouco. A verdade interessa ainda menos aos que dizem que se interessam muito por ela ou que só se interessam por ela.

É o interesse que interessa a quem se interessa pela verdade. Em todos os sentidos.

A tudo o que nos é posto à frente como uma evidência, a tudo o que é feito segundo o juízo mais correcto, a tudo isso que nos atiram à cara como a lei ou a impossibilidade de ser de outra maneira, a tudo isso que não pode ser senão a verdade, a tudo isso, de tudo isso, devemos dizer, e esperar, que pode ser de outra maneira.

A verdade não é o que toda a gente diz, nem o que fica bem dizer. A verdade é o que pode ser de outra maneira.

Clique aqui para regressar à primeira página