Corrida 1º de Maio
Maratona Clube "arrasa" na Covilhã

NC/Urbi et Orbi

Para a edição mais participada de sempre, Fernanda Ribeiro veio mesmo para ganhar

Paulo Catarino foi o grande vencedor da edição 2001 da Corrida 1º de Maio organizada pela União de Sindicatos de Castelo Branco. O atleta do Maratona Clube cortou a meta na primeira posição, seguido de Paulo Guerra e Manuel Pacheco. O atleta do Núcleo de Atletismo de Joane foi, aliás, o único a quebrar a hegemonia dos corredores do Maratona uma vez que conseguiu chegar à frente de António Pinto e Domingos Castro. António Morgado, do Verde e Amarelo classificou-se na sétima posição como a melhor prestação regional no escalão. O Maratona conseguiu, assim, a primeira posição da classificação por equipas, seguida da Casa do Povo do Ferro e do Verde e Amarelo.
Na vertente feminina, a vitória coube à mais nova madrinha da prova. Fernanda Ribeiro fez jus à sua condição de favorita e cortou a meta na primeira posição entre as senhoras.
No escalão de Veteranos, Júlio Costa, de Ovar, foi primeiro no "grupo I" e António Real, do Verde e Amarelo, venceu o "grupo II". O terceiro e quarto grupos ditaram a vitória de António Garcia, do Atlético Marinhense, e de José Soares, de Viseu.
No escalão Júnior, na vertente feminina, a vitória coube a Catarina Neves, das Donas, seguida de Sandra Ramos e Teresa Almeida, do Desportivo de Valverde. Hugo Alves e David Bizarro conseguiram as duas primeiras posições, na classificação masculina, e deram a vitória por equipas ao Desportivo da Mata. Um triunfo repetido no escalão Juvenil, mercê do primeiro lugar alcançado por Raúl Fernandes, que deixou para trás José Alexandrino e Moisés Henriques, ambos das Donas. O clube do concelho do Fundão haveria, no entanto, de brilhar na prova feminina, ao colocar cinco atletas, lideradas por Carina Oliveira, nas cinco primeiras posições.
No escalão de Iniciados masculinos a vitória de Cândido Henriques, também das Donas, foi insuficiente para dar mais um troféu colectivo à equipa. A taça coube ao Avintes cuja melhor prestação foi o terceiro lugar de Álvaro Barros, logo atrás de Tiago Patrício, do Desportivo da Mata. Na competição feminina foi a vez das covilhanenses do CCD do Rodrigo brilharem. Joana Pereira e Marta Brito, segunda e terceira classificadas, não conseguiram, no entanto, impedir a vitória de Vânia Moreira, de Valverde.