Jorge Patrão aposta na qualificação de mão-de-obra
na região

A primeira Escola Superior de Hotelaria do Interior vai ser instalada no Fundão. Na segunda-feira, 25 de Abril, os responsáveis da autarquia e Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra (RTSE) reuniram para tratar de assuntos relacionados com este processo e, no final, visitaram um dos locais que pode receber o estabelecimento de ensino: um terreno à entrada da cidade, junto ao Intermarche. Se os objectivos se concretizarem, em Outubro a nova escola pode receber os primeiros alunos.
Escola de Hotelaria da Serra da Estrela é a denominação escolhida para a academia pública que vai ficar sob a tutela da Escola de Hotelaria de Coimbra e ligada ao Instituto Nacional de Formação Turística. Para Patrão, a estrutura pode desempenhar um papel importante na qualificação de recursos humanos para as unidades turísticas da região. "Pensamos que é uma vertente fundamental na qualificação da mão de obra que deve exercer a sua actividade nesta zona e que até agora tem sido a sua grande falha", refere. O líder da RTSE justifica esta ideia com a afirmação de que "o aparelho hoteleiro da Serra da Estrela não pode crescer sem que seja melhorada a vertente de trabalho nessas unidades".
Quanto às Escolas Profissionais que leccionam cursos nesta área, caso do Fundão, Manteigas e Gouveia, Patrão considera que desempenham um "papel importante". "As escolas de hotelaria e turismo da região têm sido muito úteis na formação de profissionais para a nossa zona", conclui.