Ali Abdelmalek,
sociólogo francês, foi um dos conferencistas
Fórum Bilingue
Educação, identidade e cidadania em discussão

O Departamento de Sociologia da UBI, em colaboração com a Universidade do Algarve (UAL) e o Instituto Superior de Educação e Ciência (ISEC), realizou nos dias 4 e 5 de Maio o I Fórum Sociológico Internacional Bilingue Portugal/França, com participação de professores das universidades francesas de Rennes e Brest.

Por Mariana Morais

"Ensinar na sala de aula valores como o da solidariedade entre vizinhos e colegas de trabalho é contribuir para a construção de um cidadão responsável", afirmou Ali Abdelmalek, docente da Universidade de Rennes. Este sociólogo francês debruçou-se sobre o papel da escola e dos professores na educação das crianças e dos jovens. Ali Abdelmalek salientou ainda que "educação significa esclarecimento e compreensão. Os professores devem ensinar os alunos a tomar decisões e a ser responsáveis". Afirmações feitas no dia 4 de Maio na UBI durante o I Fórum Sociológico Internacional Bilingue Portugal/ França.
A experiência das Zonas de Educação Prioritária (ZEP), a funcionar em França desde 1981, foi o ponto central da segunda conferência da tarde apresentada por Alain Vilbrod, docente da Universidade de Brest. Este sociólogo da educação abordou a questão da exclusão social e escolar e os elementos fundadores da identidade social e profissional dos jovens. Para Alain Vilbrod é essencial "criar condições nas escolas ZEP para um verdadeiro diálogo entre pais, professores e a comunidade envolvente".

Troca de experiências

Durante o debate, Teresa Carreira, docente da UAL, referiu a criação em Portugal, por despacho do Ministério da Educação de l996, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). "A democratização e descentralização do ensino estão na base da criação dos TEIP. As escolas portuguesas estão ainda a dar os primeiros passos no caminho para a gestão da autonomia", salientou Teresa Carreira. Para Alice Tomé, uma das organizadoras do evento, "a realização deste fórum teve como objectivo dar a conhecer aos alunos do curso de mestrado a experiência das ZEP em França visto que os TEIP foram buscar a sua filosofia e modelos às ZEP", declarou a docente do Departamento de Sociologia da UBI. No sábado, 5 de Maio, os trabalhos prosseguiram em Lisboa, no ISEC, com a apresentação de conferências sobre a experiência dos TEIP em Portugal.
A organização do simpósio surge no seguimento das III Jornadas de Sociologia Educacional realizadas pelo Departamento de Sociologia da UBI. Esta Universidade mantém acordos bilaterais de cooperação com as Universidades de Rennes e de Brest. Neste âmbito terá lugar em Brest, no mês de Novembro, um colóquio onde estará presente Alice Tomé.