Departamento de Ciências do Desporto
Ciências do Desporto

Aprender a gerir a actividade desportiva

Entendendo o desporto como um fenómeno da actualidade, a licenciatura em Ciências dos Desporto pretende estudá-lo internamente, não só a nível do ensino, mas no que respeita a organização e gestão das actividades desportivas. Sendo hoje uma das cinco áreas com maior facturação financeira em termos mundiais importa saber como geri-lo e quais os seus efeitos. É neste sentido que a licenciatura ministrada na UBI atende às necessidades do mercado actual.

Por Soraia Deus


Estruturas de apoio

Para além da localização geográfica da Universidade (Serra da Estrela) os alunos dispõem de múltiplas estruturas desportivas, entre outras:
- polidesportivos
- parede de escalada
- sala de musculação
- laboratório de apoio ao ensino e investigação (optimização do rendimento desportivo).

As facilidades de apoio incluem ainda um Centro de Informática (com acesso à Internet - telnet, correio electrónico e www).

Estrutura curricular

Duração normal do curso: 4 anos lectivos

- Área científica do curso:

Ciências do Desporto


- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 125

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:


- Áreas científicas obrigatórias:

a) Ciências do Desporto - 46,0
b) Sociologia/Psicologia - 11,0
c) Gestão e Economia - 36,0
d) Métodos Matemáticos/Informática - 13,5
e) Ciências da Saúde - 14,5


- Projecto:

4 unidades de crédito

Formar profissionais no âmbito do desporto e das actividades a ele associadas é o principal objectivo da licenciatura de Ciências do Desporto.
Criada no ano lectivo de 1995/96, esta formação sofreu no ano passado, 99/00, uma restruturação ao nível do plano de estudos.
Num momento em que o desporto sai dos recintos fechados para locais ao ar livre é importante criar profissionais capazes de conceber, orientar e gerir actividades desportivas. Por isso, e sem abandonar os objectivos de leccionação - a componente principal - volta-se para uma preparação ao nível institucional e administrativo.
A licenciatura privilegia também os desportos em espaços naturais usufruindo de uma situação geográfica vantajosa próxima da Serra da Estrela.
A aulas funcionam primordialmente no LORD- Laboratório de optimização e Rendimento Desportivo. Apesar disso, os alunos têm de deslocar-se com frequência aos outros Pólos da UBI para assistirem a algumas disciplinas exteriores ao Departamento.
Além do LORD, os estudantes dispõem de outras infra-estruturas de apoio das quais se destacam o polidesportivo, a sala de musculação, um centro de informática e uma sala de vídeo.

O mundo do Desporto visto por dentro

O ensino, o treino desportivo e a organização e gestão desportivas são os três principais ramos de preparação profissional dos licenciados. Este último merece lugar de destaque porque é uma área em expansão, que abrange diversas profissões. Empregos associados ao turismo; a clubes ou mesmo autarquias e governo poderão ser os destinos maioritários dos licenciados em Ciências do Desporto.
Ao contrário da formação de desporto das Escolas Superiores de Educação, na UBI o curso não está apenas vocacionado para o ensino. Pelo contrário, estende-se a outros conhecimentos sobre o fenómeno desportivo que não apenas o ensino da disciplina.
O que se pretende de um profissional de desporto é o desenvolvimento de sólidos conhecimentos científicos que permitam analisar os fenómenos desportivos. Com estes conhecimentos, um licenciado em Ciências do Desporto deve estar apto para intervir nos acontecimentos, assim como controlar as diversas actividades e processos inerentes à prática do desporto. Pede-se aos profissionais que sejam capazes de compreender a questão desportiva no seu interior. Um profissional desta área deve estar preparado para a organização e gestão do desporto ou qualquer actividade ou instituição a ele associada.