Recuperação de pinturas do século XVI
Um tesouro na Casa das Morgadas

Por Mariana Morais

A candidatura para o financiamento das obras de recuperação das pinturas da Casa das Morgadas foi apresentada na passada sexta feira, dia 11, na Comissão de Coordenação da Região Centro. Recomeça assim um processo que dura há mais de 20 anos.

Os painéis de madeira do tecto da sala nobre da Casa das Morgadas, actual sede do PCP, datam dos finais do século XVI e representam cenas da época dos Descobrimentos.
O financiamento agora solicitado resulta de uma parceria estabelecida entre o Partido Comunista Português (PCP), actual proprietário, e a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE).
Depois de restauradas as pinturas e sala onde estas se encontram, o espaço será incluído na Rota dos Descobridores, um percurso cultural e turístico divulgado pela Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE). Está ainda prevista a remodelação da capela da Casa das Morgadas. Depois de pronta, a antiga capela será usada como sala de exposições.
António Cardoso, dirigente do PCP, afirmou que " é conhecido o valor deste património e pretende-se pô-lo ao serviço da população. Da parte do PCP existe disponibilidade para que turistas e covilhanenses possam ver as pinturas nas horas normais de funcionamento do Centro de Trabalho. As visitas de grupo podem também ser feitas aos domingos".
Jorge Patrão, presidente da RTSE, declarou que "os painéis são exemplares únicos em Portugal. O orçamento das obras de restauro prevê custos no valor de três mil contos e contamos que estejam prontas em Agosto deste ano". O arranjo da sala onde as pinturas se encontram e a edição de uma brochura explicativa constam também do protocolo da parceria.
Na opinião de Jorge Patrão está a começar a nascer um verdadeiro centro histórico nesta zona da Covilhã. "O alargamento do espaço junto da igreja de Santa Maria e a Casa dos Magistrados também contribuem para a criação de um centro cívico dentro das muralhas", salientou o presidente da RTSE
De acordo com estas declarações tudo indica a inclusão, ainda este ano, da Casa das Morgadas na rota cultural e turística da Covilhã.