A tradição cumpriu-se e os estudantes benzeram as suas pastas

Durante a tarde foi a vez dos ex-alunos revisitarem a UBI

A UBI viveu, no passado sábado, dia 12 de Maio, mais uma importante data. Tratou-se da Bênção das Pastas dos seus finalistas e da entrega dos diplomas aos licenciados do ano lectivo 1999/2000.
Sem chuva até ao final da cerimónia, mas com a bênção de S. Pedro no momento das fotografias, mais uma vez a história repetiu-se. Uma cerimónia com muita participação, centenas de finalistas e suas famílias acorreram durante a manhã ao Jardim de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, e carregada de emoção para aqueles que se despedem com saudade dos últimos momentos da vida académica.
A mensagem do bispo da Guarda, D. António dos Santos, que presidiu à cerimónia, foi uma mensagem de paz. D. António dos Santos apelou aos futuros licenciados que utilizem a sua profissão como um veículo para a solidariedade entre os homens.
À tarde, no anfiteatro das Sessões Solenes, Manuel Santos Silva, reitor da UBI, procedeu à entrega de cerca de 130 diplomas de conclusão de licenciatura. Aos presentes, o Reitor deixou um agradecimento e fez um apelo. Felicitou o esforço das famílias na formação de uma geração mais qualificada, culta e interveniente na sociedade e apelou a que estes licenciados voltem à UBI para transmitir experiências e conhecimentos adquiridos.
Manuel Santos Silva discursou na abertura da sessão e referiu a importância da qualidade de ensino adquirido por estes ex-alunos no período em que frequentaram a UBI. Sublinhou que essa qualidade se reflecte na média de três meses para a entrada em actividade profissional. O Reitor repetiu a importância de converter, modernizando, as metodologias de ensino. Desafio que vai ser, em parte, concretizado com a abertura em Outubro da Licenciatura em Medicina. Também a abertura das licenciaturas em Engenharia Química - Ramo Celulose e Papel e Ramo Ambiente, Engenharia Informática, Psicologia, Filosofia, Português/Espanhol e Português/Inglês no próximo ano fez parte do discurso. Lembrando as centenas de novos alunos que a UBI aguarda num ano em que "perdeu" cerca de 10 por cento da sua população. Em 1999/2000 concluíram a sua licenciatura 417 alunos.

>> FOTOS DA CERIMÓNIA