Sexta feira, 18
Dicionário da Academia apresentado na UBI

Por Raquel Fragata

O Departamento de Letras da UBI juntamente com o PORTUBI - Núcleo de Estudantes de Língua e Cultura Portuguesas vai realizar no próximo dia 18 de Maio, sexta feira, pelas 15 horas, no anfiteatro 7.21 do Pólo de Ciências Sociais e Humanas da UBI, a apresentação na UBI do novo Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa.
Este trabalho é o produto de 12 anos de investigação de uma vasta equipa de linguistas e filólogos dirigida pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e docente do Departamento de Letras da UBI, membro da Academia e presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia. Este é também um projecto com mais de 200 anos, tão antigo quanto a própria Academia das Ciências que desde a sua formação procurou criar um dicionário padrão da Língua Portuguesa.
Esta obra, em dois volumes e cerca de quatro mil páginas, reúne cerca de 270 mil vocábulos e combinações, 33 mil abonações de grandes escritores da Língua Portuguesa e 70 mil novas entradas lexicais. É também objectivo desta obra a normalização dos estrangeirismos oficializando a sua forma escrita.
A sessão de apresentação terá início às 15 horas com a abertura do Magnífico Reitor da UBI, Manuel Santos Silva, seguida de uma comunicação do Professor Doutor António Fidalgo, presidente da Unidade Científica e Pedagógica de Artes e Letras da UBI. O próprio Professor Malaca Casteleiro fará a apresentação da obra.