Moradas Ferreira, docente da Universidade do Porto

Apresentar problemas aos alunos para estes solucionarem é a base de um novo método de ensino da Bioquímica. O objectivo é apelar a uma aprendizagem mais prática em prol da habitual formação, quase exclusivamente orientada para a teoria.
Pedro Moradas Ferreira propõe um método organizado por módulos, em torno de um sistema integrado. As disciplinas não são, desta forma, saberes separados uns dos outros, mas possuem uma ligação própria. Todos os saberes se interligam, o que, segundo Moradas Ferreira, leva a uma aprendizagem mais eficaz, ao tornar as matérias mais compreensíveis, como resultado da relação entre si. Um método interdisciplinar que, por enquanto, ainda só está a ser praticado na Universidade do Porto e que virá a ser a metodologia a seguir na Licenciatura em Medicina da UBI. Este sistema permite um maior desenvolvimento do raciocínio crítico, da capacidade de tomada de decisões, da resolução de questões, e constitui uma maior motivação para os alunos.
O docente da Universidade do Porto defende que as licenciaturas em Bioquímica, nomeadamente a da UBI, devem adaptar-se a um ensino muito mais dinâmico e prático. No panorama nacional a maioria destas licenciaturas são estruturadas a nível de moléculas e sistemas, e as disciplinas opcionais são especializadas, não integrando outras matérias.
Sendo a Bioquímica uma área em constante expansão com abertura de várias licenciaturas no País, e sendo também uma área em que o futuro se mostra imprevisível pela sua constante inovação tecnológica, os alunos desta licenciatura da UBI temem pela viabilidade a médio prazo das suas carreiras. Perante esta questão, o docente apela à capacidade de adaptação a diversas áreas, que pode ser equacionada pelos futuros licenciados no activo.