Um novo serviço de internet vai chegar à Covilhã durante esta semana
Internet a alta velocidade
NetVisão chega à Covilhã durante esta semana

A chegada da NetVisão à Covilhã está prevista para esta semana. Os aderentes a este serviço passam assim a aceder à internet a alta velocidade.

Por Cristina Marques

Depois de sucessivos adiamentos, é já esta semana, que a CaboVisão terá ao dispor dos covilhanenses o serviço de NetVisão. Pedro Freire, coordenador do escritório da Covilhã e Guarda, refere que "alguns pormenores técnicos", atrasaram o processo, mas garante que está tudo resolvido para entrar em funcionamento esta semana.
A NetVisão é um serviço de Internet por cabo, completamente independente da linha telefónica, que permite aos clientes estarem livres da ocupação do telefone e do pagamento por impulsos.
Funciona em banda larga, uma vez que todos os cabos são em fibra óptica.
A mais valia deste serviço é a velocidade de acesso, que no mínimo os 128 Kbits (Kb), ou seja, o dobro da velocidade de uma linha RDIS e o triplo da velocidade de uma linha normal, o modem convencional.
A CaboVisão oferece três tipos de velocidades: 128 Kb, 256 Kb ou 512 Kb por segundo. Assim, os 128 Kb por segundo tem o custo mensal de três mil escudos, os 256 Kb de quatro mil e 500 e um custo de seis mil 750 escudos para o plano superior. Os custos praticados são os de uma tarifa plana, em que o valor mensal cobrado é sempre o mesmo, independentemente das horas de navegação. No entanto, este tipo de contrato só permite oito Gigabits (Gb) de transferência download e dois Gb de upload, por mês.
O modem pode ser adquirido por 50 mil escudos ou alugado à CaboVisão por dois 250 escudos mensais. O acesso por modem de cabo dá direito a cinco caixas de correio electrónico e 10 MegaBytes (MB) de espaço para a criação de uma página de internet.
Quem ainda não for assinante da CaboVisão tem um acréscimo de dois mil escudos em todas as tarifas, pagando ainda 10 mil escudos pela instalação deste serviço.

Mais de 800 inscrições na primeira fase

Nesta primeira fase a procura foi alta e, decorridas três semanas, a NetVisão conta com mais de 800 inscrições. "A adesão foi grande, mas já estávamos a contar com isso. Na Covilhã não há concorrência", afirma Pedro Freire.
"Todo o tipo de sondagens a nível nacional apontava para a forte apetência que o interior tem por este tipo de serviços", daí que a adesão verificada não seja grande surpresa para o coordenador da Guarda e Covilhã. Os jovens, maioritariamente estudantes, que habitualmente trabalham com a internet, são os que mais têm aderido.
"As dúvidas ainda são muitas, no entanto, penso que serão dissipadas quando começarmos a instalar a NetCabo", acrescenta Pedro Freire que acredita que nessa altura o número de aderentes irá disparar.