Rita Blanco e João Canijo
A convite da INATEL
Rita Blanco e João Canijo de passagem pela Covilhã

Na segunda noite da Semana de Cinema Europeu da Covilhã, a INATEL trouxe à Covilhã o realizador e a actriz principal do filme "Ganhar a Vida" para um conversa com o público covilhanense.

Por Raquel Fragata

Rita Blanco e João Canijo estiveram na Covilhã para a exibição do filme "Ganhar a Vida" integrada na X Semana de Cinema Europeu da Covilhã. Antes do início da sessão uma conversa com os jornalistas esclareceu o percurso que levou à realização de um filme que "pode ser assumido como uma homenagem aos emigrantes", afirma o autor - realizador, João Canijo. No entanto admite que num primeiro plano este pretendia ser uma abordagem crítica mas que no contacto directo com a comunidade portuguesa emigrante nos arredores de Paris se apercebe da vontade ou necessidade que estes manifestam em "ter alguém que se preocupe com eles" e isso altera a sua própria percepção da realidade.
Para este trabalho, que se junta a "Sapatos Pretos", "Filha da Mãe" e "Três menos Eu", obras anteriores, João Canijo gastou dois anos num trabalho de recolha e investigação dentro de uma comunidade que, afirma o próprio, se encontra fechada sobre si potenciando desta forma as suas qualidades e defeitos. Elementos observados pelo realizador e transpostos para a tela através da personagem Cidália, interpretada por Rita Blanco, que se revela fulcral no desmontar do filme.
O resultado é um bom filme com uma carga emocional pouco habitual na cinematografia nacional.
No final da sessão também o público quis participar e comunicar com a actriz e realizador. Rita Blanco louvou a iniciativa da INATEL que crê como fundamental para descentralização da cultura em Portugal.