I Divisão Distrital - Teixoso perde em casa na última ronda
Canhoso em perigo

Por Rui F L Delgado
NC/Urbi et Orbi

O Teixosense recebeu na última jornada as faixas e a taça de campeão. A ADE resolveu estragar a festa e venceu o jogo. A Supertaça só fica decidida no dia 27 de Maio.

O último jogo do Distrital da I Divisão ditou também a única derrota do Campeão Teixosense no Maia Campos. Uma partida escolhida pela Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) para a entrega da Taça de Campeão Distrital e das respectivas faixas ao plantel e elenco directivo do Grupo Desportivo Teixosense. Uma cerimónia em que marcaram presença Carlos Xistra e Manuel Ribeiro em representação da AFCB, João Esgalhado, da Câmara da Covilhã, e António Carriço, presidente da autarquia local.
A Associação Desportiva da Estação foi ao Teixoso no propósito de estragar o último jogo dos campeões. E logo no primeiro minuto. Nuno Rogeiro aproveita um mau alívio, deambula da esquerda para o centro do terreno e desfere um potente remate que o guarda-redes Canário não conseguiu suster.
Os líderes acusaram o golo, e um certo nervosismo apoderou-se dos atletas do Teixosense. Até que aconteceu o golo do empate aos 17 minutos. Livre marcado por Real do lado direito para o centro da grande-área, onde aparece Dário a "fuzilar" o guardião Tiago. Depois ainda aconteceram jogadas de perigo para os dois lados, mas devido às defesas respectivas ou a ineficácia dos seus avançados não houve alteração no marcador.
Na segunda parte, o Teixosense veio melhor, e dispôs de duas boas oportunidades de marcar, uma por David e outra por Ricardo, mas Tiago opôs-se com segurança. Passou então o jogo a desenrolar-se mais no centro do terreno sem grandes ocasiões de perigo para as duas equipas. Mas nem tudo foi pacífico, e algumas picardias aconteceram. Em consequência disso, Cláudio foi expulso. Mas poderia haver mais expulsões, no entanto o árbitro Márcio Lopes assim não o entendeu. Até que quase a acabar, no último dos cinco minutos de compensação, o golo da vitória surge por intermédio de Carlitos a passe de Nuno Rogeiro.

Canhoso dependente do Sertanense

Mas mais importante, em termos de classificação, que o resultado da partida entre os dois primeiros foram os encontros entre Atalaia e Pedrógão e entre o Paul e o Canhoso. Partidas onde se disputava a 12ª posição. A vantagem ficou do lado dos pedroguenses que venceram o "lanterna vermelha" por duas bolas a uma. O Águias do Canhoso empatou no Campo da Reboleirada, no Paul, e fica à mercê dos resultados do Sertanense na III Divisão. É que, se os homens da Sertã forem despromovidos à Distrital, o Canhoso desce ao segundo escalão.
Entretanto, já se sabe quais as equipas da II Distrital que sobem ao pelotão principal da Associação de Futebol de Castelo Branco. O Despotivo albicastrense e o Lousense garantiram no último domingo, 13, a subida, frente, respectivamente ao Silvares (3-0) e ao Belmonte (3-1).
Também já foi realizado o sorteio para a disputa da Supertaça Distrital. Uma prova da AFCB que opõe o campeão do primeiro escalão ao do segundo. Assim, na primeira mão da prova, domingo, 20, o Teixosense vai receber no Maia Campos o Desportivo de Castelo Branco para, oito dias depois, visitar a Capital de distrito e devolver a visita aos albicastrenses.
Entretanto, e com vista à preparação da equipa para a III Nacional, o Teixosense já iniciou contratações. Assim, Toninhioi (ex-Paul) e Chinai (Ex-Póvoa do Mileu) são os novos reforços dos teixosenses para a próxima temporada.