Projecto apresentado
Centro de Estudos Ibéricos
aproxima Portugal e Espanha

NC/Urbi et Orbi

A Guarda vai acolher uma iniciativa das Universidades de Coimbra e Salamanca.

Decorreu na sexta feira, 18, a apresentação do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) com a realização do colóquio subordinado ao tema "A Guarda no Caminho da Europa".
A ideia da constituição deste Centro, na Guarda, foi apresentada por Eduardo Lourenço durante as comemorações dos 800 anos da cidade e imediatamente abraçada pela autarquia.
O objectivo passa pela criação de "um pólo privilegiado de encontro, reflexão, estudo e divulgação de temas comuns e afins a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiriça", afirmam os responsáveis da Câmara Municipal da Guarda. Tal como noticiado em anteriores edições [ver edição 65 do Urbi et Orbi], o CEI nasceu da sequência de um protocolo celebrado entre a autarquia e as Universidades de Coimbra e Salamanca e a sua Comissão Científica, que integra docentes designados pelos respectivos estabelecimentos de ensino.
O colóquio contou com a presença de Eduardo Lourenço e dos reitores de Coimbra e Salamanca e incidiu sobre a temática das relações Portugal - Espanha e o papel da região raiana para a aproximação dos dois povos e culturas.

[ver artigo relacionado]