Mestrado de Comunicação em Proust
Em busca de um sujeito autêntico

Por Nélia Sousa

Formou-se mais uma mestre em Ciências da Comunicação: Gisela Gonçalves. O sentimento é de alívio depois de vencida mais uma barreira no seu percurso académico.

Chama-se Gisela Gonçalves e é a mais recente mestre em Ciências da Comunicação. Saiu da UBI há cinco anos, onde se licenciou em Comunicação Social. Actualmente é docente no Instituto Superior de Administração, Comunicação e Empresas (ISACE) na Guarda. Há três anos decidiu frequentar o mestrado em Ciências da Comunicação.
Na passada quarta feira, 16 de Maio, Gisela Gonçalves apresentou a sua tese de mestrado intitulada "Em Busca da Identidade Perdida, Sujeito e Comunicação em Marcel Proust". O júri, composto pelo orientador, José Manuel Santos, Professor da Licenciatura em Ciências da Comunicação na UBI, Rui Bertrand, Professor na UBI, o vice-reitor, Mário Raposo e o arguente Tito Cardoso e Cunha, decidiu atribuir-lhe o resultado final de Aprovado com a Classificação final de Muito Bom.
A escolha de Marcel Proust significa, segundo Gisela Gonçalves a tentativa de "conciliar duas áreas fundamentais ao longo da sua vida. Por um lado, a importância da arte enquanto forma de comunicação. Por outro, a importância da música como expressão e comunicação autênticas". Através da realização deste trabalho Gisela Gonçalves pretendia "descobrir qual a autenticidade do sujeito moderno numa sociedade contemporânea que perdeu as raízes metafísicas ou divinas e que por isso mesmo anda perdido sem ter um ponto de partida para a sua autenticidade". Para esta professora o importante é encontrar um sujeito autêntico, a identidade do sujeito moderno", afirma.