António Fidalgo

O dicionário e o dicionarista


Depois da maldição de Babel cabe aos dicionaristas restabelecer as condições de possibilidade de comunicação. É a língua que faz do homem um homem, o destaca da condição de besta e o aproxima da condição divina, que é de natureza verbal na acepção joanina de "Ao princípio era a Palavra, a Palavra estava em Deus e Deus era a Palavra".
Desde Herder sabemos que a língua é a cristalização mais perfeita de uma cultura e de uma mundividência. Não se conhece verdadeiramente a cultura de um povo se não se conhecer a língua que esse povo fala e o identifica como tal. O que somos enquanto portugueses sedimenta-se na língua portuguesa, na língua de Camões, Vieira, Eça e Pessoa. É a língua portuguesa a nossa identidade e o dicionário o seu bilhete de identidade.
O Prof. João Malaca Casteleiro foi o dicionarista que liderou a equipa que, ao longo de 12 árduos anos, fez o novo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa. Ao reconhecimento e à homenagem devidos ao dicionarista por Portugal inteiro, acresce o orgulho que sentimos de ser um beirão, natural do Teixoso, exemplo da tenacidade beirã, de assumir uma tarefa e de a realizar custe o que custar, de antes quebrar que torcer.
A definição de "dicionarista" como "pobre e inofensivo mouro do trabalho, que se afadiga a traçar a origem das palavras e a determinar o seu significado" é de Samuel Johnson, definição que, para além de retratar a difícil experiência na feitura do seu dicionário, o primeiro dicionário inglês (1746-1755), descreve bem as canseiras, o trabalho continuado e humilde que a feitura de um dicionário acarreta. Mas Samuel Johnson é hoje um dos maiores vultos da história da língua inglesa. Também João Malaca Casteleiro fica, com todo o mérito, inscrito na história da nossa língua.
Apenas um nota final. Foi o Prof. Malaca Casteleiro quem ergueu o Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, quem lançou o primeiro curso de licenciatura de Língua e Cultura Portuguesas e o primeiro mestrado também nesta área. A dívida que a Universidade tem para com ele é enorme.