Luís Cassapo, coordenado cultural do INATEL

Luís Cassapo, coordenador cultural da Delegação da Covilhã da INATEL - Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, destaca desta décima edição da Semana do Cinema Europeu a presença do realizador João Canijo e da actriz Rita Blanco e a organização do workshop de Iniciação à Realização de Filmes como os momentos que captaram mais atenção do público covilhanense. "O workshop foi um êxito. Durante 10 dias José Nascimento orientou, e os alunos portaram-se de uma forma excelente." Quanto às exibições de filmes "à partida não houve um aumento significativo de espectadores, tal como esperaríamos". Cerca de 60 pessoas por dia foram espectadores do Cine Centro da Covilhã, onde foram exibidos cerca de 20 filmes em sete dias. "Os nossos objectivos, que vêm desde há alguns anos atrás, mantêm-se. Todos os anos há, no entanto, um aperfeiçoamento."
Apesar da crescente visibilidade do cinema português e europeu nos últimos anos, Luís Cassapo regista um decréscimo do interesse do público beirão comparável com os primeiros quatro anos desta mostra. "Pretendemos contrariar também a tendência das distribuidoras e de toda a indústria cinematográfica, apostando nesta oferta", justifica.
A organização foi, descreve, dolorosa devido à reduzida equipa que preparou todo o cartaz e actividades paralelas. O papel descentralizador que pretende ter esta iniciativa levou também ao público do Fundão, Belmonte, Castelo Branco e Idanha-a-Nova extensões das exibições de alguns dos filmes das diferentes áreas temáticas. Um facto a que os factores tempo e de recursos não são alheios. Apesar de reduzida a afluência de público também nestas localidades, Luís Cassapo considera cumpridos os objectivos. No entanto, lamenta: "O cinema europeu não assume multidões".