Departamento de Engenharia Electromecânica
Engenharia Electromecânica

Novos Mestrados em Outubro

Dotado de alguns dos mais imponentes laboratórios de investigação existentes na UBI, o Departamento de Engenharia Electromecânica sobressai pela investigação feita por docentes, alunos e investigadores estrangeiros que ali desenvolvem os seus estudos.

 Por Ana Maria Fonseca

Estruturas de apoio

O curso é apoiado por uma estrutura de Laboratórios de Departamento de Engenharia Electromecânica, entre os quais se destacam:
- Laboratório de Mecânica dos Fluídos e Turbomáquinas,
- Laboratório de Termodinâmica Aplicada e Energética,
- Laboratório de Máquinas Eléctricas e Electrónica de Potência,
- Laboratório de Materiais,
- Laboratório de Mecânica dos Sólidos,
- Laboratório de Mecânica Aplicada,
- Laboratório de Automação e Robótica e
- Laboratório de Instrumentação e medidas.
A Biblioteca e o Centro de Informática são outras estruturas do suporte à licenciatura.

Estrutura curricular

- Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Áreas científicas do curso:

a) Electrotecnia e Electrónica;
b) Mecânica e Termodinâmica;
c) Informática, Automação e Controlo;
d) Planeamento e Urbanismo.


- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 175

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Matemática - 21
b) Física e Química - 14,0
c) Electrotecnia e Electrónica - 42,0
d) Mecânica e Termodinâmica - 52
e) Informática, Automação e Controlo - 24,5
h) Economia e Gestão - 6,5

- Áreas científicas optativas:

a) Electrotecnia e Electrónica - 7
b) Mecânica e Termodinâmica - 7
c) Informática, Automação e Controlo - 7

- Projecto:

Créditos: 8

Em 1988, a UBI abriu pela primeira vez vagas para engenheiros electromecânicos. O perfil do engenheiro electrotécnico é lacto, explicam os responsáveis, que por uma necessidade do mercado a formação dada prepara o futuro engenheiro para áreas tão diversas quanto a produção, manutenção, electricidade e mecânica.
A licenciatura pretende igualmente adequar-se ao tecido industrial português, constituído essencialmente, por pequenas e médias empresas. A formação adquirida permite, assim, aos licenciados, uma melhor adaptação à mudança no processo produtivo, ao desempenho de funções técnicas alargadas e à criação de um ambiente de maior apetência de profissionais em engenharia pelo sector produtivo de pequenas e médias empresas.
A Licenciatura foi acreditada pela Ordem dos Engenheiros em 1997.
Em Outubro, com inscrições abertas a partir de Setembro, a UBI vai abrir duas novas pós graduações nesta área: o Mestrado em Sistemas de Controlo e Manutenção Industrial e em Sistemas Aeroespaciais, para além do Mestrado em Sistemas de Produção e Conservação de Energia, a funcionar pela segunda vez.
São objectivos dos responsáveis proporcionar aos alunos uma licenciatura de "banda larga" que determine uma maior versatilidade do licenciado, bem como uma melhor inserção no mercado de trabalho: a tradicional estrutura empresarial do tecido produtivo das pequenas e médias empresas.

Único no seu género

Neste momento, o curso de Engenharia Electromecânica é o único com este perfil generalista ministrado numa Universidade pública portuguesa. A área de ligação entre a mecânica e a electromecânica, bem como a perspectiva de integração dos temas ditos "clássicos" de cada especialidade diferenciam-no. Também a exploração de tecnologias inovadoras e a interface entre elas (de que são exemplo os microssistemas e os novos motores) integram modernas técnicas de controlo com materiais avançados.
Dos inúmeros projectos de investigação desenvolvidos sob a alçada do Departamento destacar-se-á o "Copernicus erb cipa". Este projecto institucional de investigação é co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Comunidade Europeia. A UBI entre 1995 e 98 assumiu a coordenação da equipa de instituições ( que inclui elementos de Inglaterra, Polónia e Bulgária) que se encontra a desenvolver um estudo sobre o comportamento de estruturas sujeitas a cargas sísmicas, ondas, ventos e correntes. Este projecto foi desenvolvido com base numa mini-plataforma petrolífera no Laboratório de Mecânica dos Fluídos e Turbomáquinas.

 

Clique aqui para regressar à primeira página