Departamento de Matemática
Matemática Ensino

Aliciar jovens para a matemática

Dar profissionais qualificados de matemática ao ensino secundário é um dos objectivos da licenciatura de Matemática. Uma área em que o défice de profissionais ainda é elevado.

 Por Helena Machado

Estruturas de apoio

- Biblioteca departamental
- Centro de informática (aberto 24 horas): Workstation de multiprocessamento; Sala de terminais e PC´s; Redes (internas e externas)
- Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo).
- Acesso permanente à internet (com correio electrónico, telnet e www).

Estrutura curricular

Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Áreas científicas do curso:

Matemática
Informática
Pedagógico - Didáctica

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 130
- Outras condições para a concessão do grau: aprovação no estágio pedagógico

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Matemática - 88,0
b) Informática - 7,0
c) Pedagógico - Didáctica - 28,0

- Áreas científicas optativas:

a) Matemática e / ou Informática - 7,0

A licenciatura de Matemática - via Ensino é uma das mais antigas da Universidade da Beira Interior e também uma das mais procuradas. Desde 1985 até ao final de 2000, o número de alunos que procuram esta licenciatura aumentou significativamente: de 32 alunos que entraram em 95, o número aumentou para 51 em 99. É importante constatar que cerca de 66 por cento dos alunos colocados em Matemática na UBI entraram em primeira ou segunda opção. No ano lectivo de 99/00 concorreram para esta licenciatura cerca de 300 alunos, sendo o número de vagas de 45.
Voltado especialmente para contribuir para a formação de futuros professores do ensino secundário, é um dos seus maiores objectivos transmitir aos alunos o gosto pela investigação e desenvolver as suas capacidades de pesquisa, e ainda fornecer aos licenciados uma visão global dos problemas da sociedade moderna em que a matemática tem uma importância decisiva para a sua solução.
Os alunos têm ao seu dispor vários laboratórios que lhes permitem evoluir e praticar na área da Matemática: o laboratório de apoio ao ensino, laboratório de sistemas lógicos, laboratório de servidores, laboratório de cálculo, entre muitos outros.
O Departamento de Matemática tem uma preocupação constante em colocar os recém licenciados no mercado de trabalho. Preocupação essa que passou pelo estabelecimento de acordos com várias escolas secundárias da região da Beira Interior de forma a que todos tenham acesso ao mercado de trabalho. Assim, escolas secundárias como a EB 2,3 do Paul, a escola secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, a Escola Secundária do Sabugal, entre muitas outras receberam estagiários de Matemática provenientes da UBI.
Para concorrer a este curso apenas é necessária a disciplina específica de matemática.

 

Clique aqui para regressar à primeira página